Veja se neste Carnaval sua cidade terá ponto facultativo ou não

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Com o novo coronavírus, as ruas não terão o mesmo brilho, músicas e festas que o Carnaval proporcionava. Em decorrência da pandemia, alguns municípios de Mato Grosso do Sul revogaram o ponto facultativo de Carnaval, que seria entre os dias 15 e 17 de fevereiro, início da próxima semana.

CONFIRA COMO FICOU EM CADA UMA DAS 10 CIDADES DE MATO GROSSO DO SUL:

Aquidauana

Aquidauana, 131 km da capital, terá ponto facultativo para as repartições públicas municipais, conforme publicação de um decreto municipal. O centro de especialidades médicas de Aquidauana terá atendimento somente aos sintomáticos gripais. O atendimento específico às pessoas com Covid-19 e sintomáticos será feito nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro, das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Bonito

Bonito é uma das cidades mais turísticas de Mato Grosso do Sul, com os balneários de águas cristalinas, turistas viram na cidade um destino para passar o Carnaval. De acordo com a secretaria municipal de Turismo, cerca de 60% dos hotéis da cidade estão com a capacidade máxima.

A prefeitura de Bonito aderiu ao ponto facultativo, as atividades públicas não funcionarão durante os dias 15, 16 e 17 de fevereiro. Para atender os turistas que chegarem ao município, a secretaria municipal de Turismo informou que os turistas vão contar com uma “tenda informativa” na principal praça da cidade, a fim de esclarecer dúvidas sobre as regras e medidas de biossegurança.

Campo Grande

A prefeitura informou que o expediente de trabalho será normal entre os dias 15 e 17 de fevereiro. De acordo com a prefeitura, a medida servirá para evitar aglomerações na capital.

Para fiscalizar as possíveis aglomerações de carnaval, a Guarda Civil Metropolitana (CGM) de Campo Grande fará ações em pontos da capital entre os dias 12 e 14 de fevereiro. A operação tem como intuito coibir aglomerações “alusivas à festa de carnaval”, levando em consideração o atual quadro da pandemia.

Corumbá

A prefeitura publicou decreto que suspende o ponto facultativo de Carnaval. A medida tem como objetivo coibir aglomerações, assim, impedindo uma maior proliferação da Covid-19 no município

Na “Cidade Branca”, prefeitura e a polícia Militar vão atuar em “força-tarefa” para fiscalizar possíveis aglomerações durante o Carnaval. O processo pedagógico com donos de restaurantes, casas noturnas e proprietários já está sendo feito, com a finalidade de informar sobre as medidas que podem ser tomadas pelo poder público.

Costa Rica

O município de Costa Rica, a 338 km de Campo Grande, manteve o ponto facultativo do feriado de Carnaval e suspendeu todas as festividades carnavalescas. A decisão segue a medida tomada pelo Governo do estado, que manterá o ponto facultativo nas repartições públicas entre os dias 15 e 17 de fevereiro.

Dourados

A prefeitura de Dourados decretou ponto facultativo durante os dias 15, 16 e 17 de fevereiro. Mesmo mantendo o período, na cidade está previsto a suspensão de atividades que possam acarretar aglomeração de pessoas em espaços públicos ou privados de uso coletivo.
Para coibir as possíveis aglomerações, a Guarda Municipal de Dourados informou que irá intensificar as fiscalizações no período. A prefeitura informou que as pessoas que descumprirem as regras estarão sujeitos às penalidades por infrações sanitárias.

Paranaíba

Publicado em diário oficial, a prefeitura de Paranaíba, a 398 km de Campo Grande, manteve o ponto facultativo nas repartições públicas do município nos dias 15 e 17 de fevereiro.

Em nota, a prefeitura de Paranaíba informou que o ponto facultativo não se aplicará aos setores e serviços considerados essenciais. “No caso dos serviços indispensáveis à população fica facultado aos secretários municipais e dirigentes das entidades descentralizadas a regulamentação do funcionamento especial dos mesmos”, ressalta a nota da prefeitura.

Ponta Porã

No município vizinho com o Paraguai, o ponto facultativo foi cancelado. Em Ponta Porã, no início de fevereiro, a prefeitura da cidade decretou o cancelamento da tradicional “guerra d’água’ e feriados de Carnaval deste ano. As medidas foram tomadas em razão da pandemia do novo coronavírus, e tem por objetivo impedir a proliferação do vírus na cidade.

Em nota, a prefeitura informou que se as medidas não forem cumpridas pela população, “eventuais infrações poderão ser punidas com a aplicação de multas previstas no código Sanitário Municipal”.

Porto Murtinho

Em Porto Murtinho, 443 km de Campo Grande, a folia à beira do Rio Paraguai não acontecerá. Porém, o ponto facultativo está mantido. As repartições públicas não funcionarão nos dias 15 e 16 de fevereiro. Já no dia 17 (quarta de cinzas), o atendimento ao público será normal.

Três Lagoas

A prefeitura de Três Lagoas suspendeu, em decreto, todos os eventos relativos às práticas carnavalescas, bem como o ponto facultativo. A decisão foi tomada levando em consideração a atual situação do município frente a pandemia de Covid-19.

Ainda conforme a publicação, o descumprimento das regras poderá ser comunicado às autoridades públicas para apuração de crimes de infração das medidas sanitárias. Os infratores podem sofrer sanções civil e administrativa.

Mais Artigos