CRMV-MS cobra vacinação em veterinários ‘esquecidos’ no plano de imunização de MS

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

O CRMV-MS (Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul) encaminhou um ofício à SES (Secretaria de Estado de Saúde) solicitando a vacinação em veterinários que estão atuando na categoria e acabaram sendo ‘esquecidos’ no plano de imunização contra a Covid-19.

O presidente do conselho, Rodrigo Piva, explica que veterinários se enquadram em profissionais da saúde e, durante a pandemia, não interromperam os trabalhos em clínicas, hospitais, defesa sanitária, a vigilância de zoonoses, vigilância ambiental em saúde, epidemiológica e sanitária, o que também os torna suscetíveis à doença.

De acordo com o conselho, foram distribuídas 400 vacinas destinadas à categoria nos municípios: em Coxim 60 doses; Paranaíba 59; Nova Andradina 93; Rio Verde de Mato Grosso 22; Jateí 4; Aparecida do Taboado 29; Bataguassu 50; e São Gabriel do Oeste 52, sendo todos profissionais atuantes no município indicado, estando aptos a receberem a vacina na 1ª fase do Plano Nacional de Imunização.

“Não queremos passar na frente de nenhum grupo prioritário, nosso pedido é para que os médicos-veterinários sejam vacinados nesta primeira fase. Esse foi o pedido que fizemos à SES, que faça o reforço junto aos secretários municipais de saúde a importância de se vacinar os veterinários”, disse Piva.

O ofício enviado à secretaria pede que o Estado fiscalize a vacinação da categoria, pois além da prestação de serviços, durante a pandemia, alguns profissionais se voluntariaram para atuar na linha de frente de combate à doença. “Solicitamos que todos os postos de MS disponibilizem a vacina e orientamos que para ter direito, basta o veterinário apresentar sua carteira de identidade profissional”, comunica.

Mais Artigos