Oficina do ‘Programa Cidade Empreendedora’ discute estratégias de desenvolvimento regional

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

A Prefeitura de Corumbá promoveu na manhã desta quinta-feira, 27 de maio, Oficina de Planejamento do Programa Cidade Empreendedora. A iniciativa reuniu gestores municipais e representantes de variados setores econômicos da iniciativa privada.   O ‘Cidade Empreendedora’ é uma parceria da Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, com o Sebrae/MS. O programa integra gestão pública e pequenos negócios em um ambiente de oportunidades, para estimular a economia local e desenvolver o município.

“Colocamos em discussão todos os pontos levantados nas entrevistas que foram realizadas com os empreendedores de vários segmentos aqui da cidade, como agricultura familiar, turismo, comércio e prestadores de serviço, para obtermos uma visão daquilo que eles entendem que seja problema e aquilo que entendem que possa ser uma opção, uma iniciativa para promover o crescimento, o desenvolvimento da cidade”, afirmou o secretário Cássio Augusto da Costa Marques (Desenvolvimento Econômico e Sustentável).

A oficina permitiu a todos conhecerem as diversas visões de cada setor e elencar conteúdo para “traçar uma linha prioritária de atuação, criar um consenso em torno do caminho a ser seguido e orientar a administração pública para atuar”, completou o secretário.

Gerente regional do Sebrae em Corumbá, Matheus Oliveira, disse que o ‘Cidade Empreendedora’ é uma ação para “ajudar a roda econômica de Corumbá girar”. Ele destacou que os consultores do Sebrae já realizaram algumas ações estratégicas de planejamento e de execução. “Já tivemos agentes em campo visitando várias empresas, que chamamos de eixos dentro do programa. Agora, estamos realizando o eixo fundamental do plano, que traz todo um plano de desenvolvimento com o olhar de cada segmento e cada setor econômico”, finalizou.

Cidade Empreendedora

Com o ‘Cidade Empreendedora’, Corumbá vai receber acompanhamento do Sebrae/MS durante 15 meses. Será elaborado um plano de desenvolvimento econômico para o município com ações voltadas para o eixo “Cidade de Negócios”.

São várias iniciativas que englobam o ‘Cidade Empreendedora’ e, dentre ações previstas pelo programa, além da desburocratização de processos na abertura e alterações de empresas e o atendimento ao empresário, estão o incentivo às compras locais; promoção de uma cultura empreendedora e a inovação nas escolas; melhorias na sala do empreendedor; estímulo ao desenvolvimento empresarial; e formação de lideranças que exerçam uma gestão pública empreendedora.

Dados da Receita Federal apontam que em Corumbá, neste ano, 88% da densidade empresarial do município correspondem aos pequenos negócios. A partir do programa, esse público vai ser diretamente atendido, já que uma das linhas de atuação do ‘Cidade Empreendedora’ é direcionada para auxiliar e propor soluções para o empresário. Outra vertente do programa atua diretamente no âmbito das políticas públicas com a proposta de melhorar o ambiente de negócios.

Mais Artigos

Inauguração do Novo Pronto Socorro de Corumbá

O prefeito Marcelo Iunes e o governador Reinaldo Azambuja inauguraram nesta terça-feira, 20 de dezembro, o Novo Pronto Socorro Municipal de Corumbá. A obra foi financiada pelo Governo

Fórum de regiões Africanas será em Corumbá

O 1° Fórum Municipal de Religiões de Matrizes Africanas, será realizado pela Prefeitura de Corumbá através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania no dia 19 de