Prefeito Marcelo Iunes participa da retomada da mineração de Corumbá

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

O prefeito Marcelo Iunes acompanhou nesta terça-feira, 06 de dezembro, o anúncio oficial de retomada da operação da mina de minério de manganês, no Morro do Urucum, pela Mineração Corumbaense Reunida (MCR), empresa do Grupo J&F Mineração. O anúncio trouxe a Corumbá o governador Reinaldo Azambuja e o presidente da J&F  Investimentos – controladora da MCR –, Aguinaldo Gomes Ramos Filho, e o diretor de Planejamento, Desenvolvimento e Operações da J&F Mineração, Lúcio Cavalli.

Integrando a comitiva do governador na visita às minas do Morro do Urucum (de manganês) e do Morro Santa Cruz (minério de ferro), o prefeito Marcelo Iunes classificou como extremamente positiva a retomada da produção das minas pela J&F Mineração. “É fundamental essa retomada para Corumbá, principalmente porque é um importante polo de geração de emprego e renda para nossa população. Já começam com 300 empregos diretos e para o ano que vem há perspectiva de ampliação desse total, para mais 300 empregos. É muito importante para Corumbá essa geração de empregos. Quanto maior geração de emprego mais dinheiro circula na nossa economia e aquece nosso comércio”, ressaltou o chefe do Executivo Municipal. O prefeito pontuou que o aproveitamento da mão de obra local vai ao encontro da sua política para crescimento e desenvolvimento de Corumbá. “Sempre nós cobramos  isso”, observou Iunes. A J&F deverá manter um escritório na cidade para contratação de profissionais da cidade.

Marcelo Iunes também destacou a importância econômica do investimento para o município. “Corumbá utiliza bem os recursos da CFEM (Compensação Financeira pela Exploração Mineral), aplicando em ações nas áreas de  saúde, educação, meio ambiente e infraestrutura. A expansão da produção de minério, consequentemente amplia o repasse para o município. Tenho certeza que com esse aumento do repasse da CFEM vamos continuar e fazer muito mais pelo município de Corumbá, investindo em mais reformas de escola, reformas de postos de saúde, construção de postos de saúde de escolas”, disse.

Prefeito agradeceu o apoio do governador Reinaldo Azambuja

O prefeito agradeceu o apoio do governador Reinaldo Azambuja para a instalação da J&F em Corumbá. “Temos que agradecer ao governador Reinaldo Azambuja, esse  grande parceiro de Corumbá, que foi dos principais responsáveis por trazer o investimento na mineração, que foi muito firme na postura para a chegada da J&F. Agradeço ainda à direção da J&F por acreditar em Corumbá, acreditar no Estado. Eles chegam com o intuito de expandir a produção, de dobrar a produção de minério, que era de aproximadamente 2,5 milhões de toneladas por ano. Agradeço a confiança em Corumbá e estamos à disposição para apoiar nos projetos que tragam o desenvolvimento sustentável de Corumbá”, completou Marcelo Iunes.

“Para nós é um dia especial. Acreditamos na operação minério de ferro e manganés. Adquirimos essa operação recentemente, tem menos de seis meses. Estamos animados e otimistas com o futuro da mineração em Corumbá. Temos pretensão de continuar investindo e expandindo nossas operações. Estamos reativando a mina Urucum as operações na mina Santa Cruz. Essa ação tem importância grande na geração de emprego e renda. Já contratamos mais de 300 pessoas em 60 dias e nossa intenção é contratar pelo menos mais 300 pessoas até o início do ano que vem”, disse Aguinaldo Gomes Ramos Filho, presidente da J&F  Investimentos – controladora da MCR.

“Agradeço por acreditarem em Mato Grosso do Sul, por investirem em mineração, que é nova para o grupo, mas muito importante para o crescimento econômico do nosso Estado e fortalecer o setor mineral do Mato Grosso do Sul. A J&F comprou as operações da Vale para expandir a mineração, proporcionando geração de emprego e renda com segurança e sustentabilidade”, finalizou o governador Reinaldo Azambuja. Também acompanharam a comitiva o secretário da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Produção, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente), Jaime Verruck, e o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Cássio Augusto da Costa Marques.

A J&F Mineração

As operações da MCR incluem duas minas em Corumbá: Santa Cruz, de minério de ferro, e Urucum, a única mina subterrânea de manganês em operação na região.

Além disso, a J&F Mineração conta com uma cadeia logística  completa: dois pátios de estocagem de produtos, um porto próprio de  embarque em Corumbá (Porto de Gregório Curvo) e um porto de descarga de  barcaças e embarque de navios no Uruguai.

A logística hidroviária ocorre por meio da Hidrovia Paraguai-Paraná  até Argentina e Uruguai. A frota de barcaças também está preparada para  transportar cargas secas a granel e atracar com barcaças tanque.

Mais Artigos