O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) determinou a suspensão cautelar de contratos com a empresa Crefisa. Entre as motivações citadas para a decisão, aparecem as reclamações sobre dificuldade no recebimento dos benefícios, a coação para abertura de contas e a falta de estrutura nas agências bancárias.INSS suspende contrato com a Crefisa por irregularidades. Vencedora em 25 dos 26 lotes disponíveis para o pagamento de novos benefícios a aposentados e pensionistas, a financeira não cumpriu com as normas determinadas nos contratos. Segundo o Instituto, a suspensão foi necessária para cessar as irregularidades e salvaguardar o interesse público.O INSS diz não pactuar com as atitudes relatadas, especialmente contra as pessoas em situação de vulnerabilidade social. “A transparência e a segurança no atendimento são princípios irrenunciáveis na relação com os segurados”, destaca.
O Instituto reitera seu compromisso de fiscalizar e exigir que todas as instituições bancárias parceiras prestem serviço com a qualidade e o respeito que aposentados, pensionistas e demais beneficiários merecem.
INSS, em nota.
Decisão foi tomada após inúmeras reclamações de clientes. As queixas foram registradas em ofícios encaminhados por Procons, Ministério Público Federal, OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e manifestações apresentadas diretamente pelos beneficiários em agências da Previdência Social e na Ouvidoria do INSS.
O Banco Crefisa afirma que foi surpreendida com a divulgação. Em nota, a instituição financeira nega a prática de irregularidades e garante cumprir integralmente o contrato firmado com o INSS. “O Banco Crefisa vem prestando regularmente o serviço de pagamento de benefícios desde 2020, sem qualquer interrupção, não havendo reclamação de qualquer beneficiário de que tenha deixado de receber seu benificio”.
Veja a lista das irregularidades notificadas:
Dificuldade ou impedimento no recebimento do benefício: registros de atrasos, recusas de pagamento e limitações para saque;
Coação para a abertura de conta-corrente e venda casada de produtos;
Falta de estrutura adequada nas agências bancárias: filas extensas, ausência de caixas eletrônicos (ATMs) e inadequação do espaço físico;
Portabilidades indevidas e não autorizadas;
Falta de um sistema de triagem e emissão de senhas;
Falta de informações claras e atendimento inadequado.
Crefisa também rechaça as irregularidades apontadas pelo INSS. “Nenhum contrato é celebrado sem autorização dos clientes. Há um processo claro de contratação e todos os contratos são assinados. Não há coação para abertura de conta-corrente e venda casada de produtos e prova disso é que menos de 5% dos mais de 1 milhão de beneficiários atendidos abriram conta-corrente na instituição”, reforça.









