41 mil doses da vacina Janssen serão remanejadas a 66 municípios

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

41 mil doses da vacina Janssen serão remanejadas aos 66 municípios de Mato Grosso do Sul que não participaram do cinturão de uminzação. O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, confirmou o quantitativo e que as equipes de vacinação de cada uma das cidades poderão retirar as doses, neste sábado, a partir das 7h, na central de distribuição da secretaria estadual de Saúde (SES).

Resende explicou que o quantitativo de doses remanejadas do estudo científico vai muito além das 41 mil, já que a SES enviou aos municípios ainda nesta semana 20 mil doses da Janssen as cidades que não participaram da cinturão de imunização. Somando os quantitativos, o repasse pode chegar a mais de 60 mil doses únicas do imunizante produzido pela Johnson & Johnson.

“Mais uma vez mostramos que acertamos em cheio no projeto. O estudo é bom para todas as 79 cidades de Mato Grosso do Sul. No final todos acabaram ganhando”, pontuou Resende.

O “maior” estudo de imunização em massa do Brasil, realizado em 13 cidades de região de fronteira do Mato Grosso do Sul, atingiu 90% do público alvo vacinado, de acordo com o secretário.

Desde a última sexta-feira (2), moradores dessas cidades, acima de 18 anos, receberam doses únicas da Janssen e mais de 95 mil pessoas receberam a dose única do imunizante.

Para que as cidades alcancem 100% da população adulta imunizada contra a Covid, Resende explicou que os 13 municípios que fazem fronteira com a Bolívia e o Paraguai mantiveram uma reserva estratégica de doses da Janssen.

O estudo

Com as 165 mil doses da Janssen, vacina contra Covid em dose única, que o estado recebeu no final de junho, foi criada a estratégia de formação de um “cinturão de imunização” em 13 cidades do estado que fazem fronteira com Paraguai e Bolívia.

A iniciativa faz parte de estudo do Vebra Covid-19 (Vaccine Effectiveness in Brazil Against COVID-19), que tem como objetivo principal pesquisar a efetividade e impacto da vacinação em massa na região de fronteira, que alcançará pessoas entre 18 a 50 anos na região.

O “cinturão de imunização” é comandado pelo médico infectologista e pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Júlio Croda. O estudo, além da Fiocruz, envolve também a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Stanford University, Yale University, Instituto de Salude Global de Barcelona, Universidade da Flórida e outras instituições científicas.

Croda explica que após 14 dias da aplicação da dose única da Janssen, tempo estimado para a imunização com o produto produzido pela Johnson & Johnson, serão feitas análises sobre a possível redução de riscos de forma sintomáticas, graves e óbitos pelo novo coronavírus.

Outro objetivo é avaliar a eficácia da vacina perante as variantes da Covid. De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela SES, Mato Grosso do Sul possui 14 variantes do coronavírus em circulação no estado.


Mais Artigos

Corumbá Apoia Ladário e Com Fumacê em Bairros Com Suspeita da Dengue Dias 07 e 08 de fevereiro a Secretaria de Saúde de Corumbá, em parceria com o