Iniciativa busca combater o racismo e criar ambiente educacional inclusivo e consciente

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

A escola Izabel Corrêa de Oliveira e Extensão está ganhando destaque por sua abordagem inovadora em relação à educação antirracista. O “Projeto de Educação Antirracista: Ressignificando Saberes”,  busca promover a conscientização, valorização e respeito pela diversidade étnica e cultural, está causando impacto positivo na comunidade escolar e se tornando um exemplo inspirador de como a educação pode ser uma ferramenta eficaz na luta contra o racismo.

O projeto, que teve início no ano de 2020, é uma resposta ao compromisso da escola em criar um ambiente inclusivo e diversificado, onde estudantes de diferentes origens étnicas se sintam representados e respeitados. Apoiado pela gestão escolar, sob a orientação da equipe pedagógica, e de professores engajados, a E.M. Izabel Corrêa de Oliveira tem trabalhado arduamente para desenvolver atividades, currículos e discussões que promovam uma mentalidade antirracista entre as/os estudantes.

A professora Rosiane Ruth, idealizadora do projeto comenta: “Estamos empenhados em criar um ambiente educacional onde todos os nossos estudantes possam se sentir valorizados e respeitados, independentemente de sua origem étnica. O projeto de educação antirracista desenvolve práticas pedagógicas que vai além das datas comemorativas, como o Dia da Consciência Negra e o Dia dos Povos Indígenas, está pautado nas leis 10.639/03 e 11.645/08 e, não apenas enriquece o aprendizado, mas também contribui para a formação de cidadãos conscientes e engajados.”.

Uma das principais características do projeto é a incorporação de temas relacionados à história e cultura afro-brasileira e indígena em diversos aspectos do currículo escolar. Além disso, a escola promove no dia de hoje, o eixo temático “Culinária afro-indígena”, que é uma parte vital do patrimônio cultural do Brasil. Ela não apenas oferece prazeres gastronômicos, mas também desencadeia reflexões sobre história, identidade, diversidade e o papel das culturas na formação da sociedade.

Com iniciativas como essa, a escola destaca-se como um exemplo de educação inclusiva e comprometida com a construção de uma sociedade mais igualitária. Projeto de Educação Antirracista: “Ressignificando Saberes”, não apenas transforma a experiência educacional dos estudantes, mas também contribui para a formação de cidadãos conscientes e empáticos, prontos para enfrentar os desafios da diversidade e promover a mudança social.

Mais Artigos