A vacinação dos idosos com 80 anos ou mais contra o coronavírus começa nesta sexta-feira (28) em Mato Grosso do Sul. A SES (Secretaria de Estado de Saúde) orientou que os municípios iniciem a vacinação do grupo, que é mais vulnerável à doença. A imunização dos idosos será feita com um lote de 10,2 mil doses em MS.
O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, destacou que o objetivo é proteger os idosos, que são mais suscetíveis a desenvolver a forma grave da doença. “Estamos vacinando os públicos prioritários e vamos ampliando na medida que forem imunizando as pessoas e com a chegada de novos lotes de vacina”, destacou.
A SES afirma que irá enviar 10,2 mil doses da vacina aos municípios. Todas essas doses serão aplicadas em pacientes acima dos 80 anos, sem reservar para a segunda dose. Segundo estimativa populacional do Ministério da Saúde, Mato Grosso do Sul possui cerca de 51 mil idosos acima de 80 anos. Com a remessa será possível imunizar 20% desse público-alvo.
Por enquanto, os municípios está na primeira fase da imunização, que inclui a vacinação de idosos a partir dos 60 anos que moram em asilos, portadores de deficiência em residências inclusivas, além de indígenas que moram em aldeias e trabalhadores da área da saúde que estão na linha de frente na pandemia. A partir de 29 de janeiro, a campanha inclui também os idosos acima de 80 anos no público prioritário da primeira fase.
Até agora, Mato Grosso do Sul recebeu três lotes de vacina: 158,7 mil doses da vacina Coronavac em 18 de janeiro, dia 24 de janeiro com 22 mil doses da vacina AstraZeneca/Oxford e em 25 de janeiro recebeu 10,2 mil doses da vacina Coronavac produzida no Brasil.