Comissão alerta Saúde sobre necessidade de intensificar ações de combate à dengue

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

A Comissão de Assuntos Relevantes da Câmara Municipal de Corumbá reforçou esta semana a necessidade de manter, de forma intensa, as ações de combate ao Aedes aegypti, como forma de se evitar o crescimento dos casos de dengue na cidade, bem como da Chikungunya, Zika vírus e febre amarela, doenças transmitidas pelo mosquito.

O alerta foi direcionado ao secretário de Saúde do Município, Rogério dos Santos Leite, por meio de ofício, para que o Poder Executivo “não baixe a guarda”, e que os trabalhos sejam reforçados em toda a região de Corumbá.

“Nosso país vem sendo assolado com a pandemia do coronavírus desde 2020 e, em Corumbá não está sendo diferente. A pandemia se prolongou, e já estamos passando por mais um verão, estação do ano onde os índices de casos de dengue aumentam, devido à combinação de calor e chuvas, ambiente propício para multiplicação do mosquito Aedes aegypt. Por isso não podemos baixar a guarda e trabalhar para evitar o pior”, afirmou o vereador Chicão Vianna, presidente da Comissão.

A Comissão foi criada para que o Poder Legislativo possa acompanhar o Poder Executivo nas ações de enfrentamento à pandemia da Covid-19 e também da dengue. Além de Chicão, ela conta com outros quatro membros: Manoel Rodrigues Pereira Neto, Samyr Sadeq Ramunieh (Qualhada), Daniel da Costa Brambilla e Alexandre do Carmo Taques Vasconcellos.

No ofício encaminhado à pasta de Saúde, os integrantes da Comissão afirmam que é preciso intensificar as ações de combate ao vetor, “para que nossa gente não seja assolada por um surto de dengue combinado com a pandemia do coronavírus, o que traria o caos para nossa saúde”.

Por isso mesmo os vereadores pedem intensificação das ações de combate à dengue, inclusive com a circulação de “carro fumacê” pelas ruas da cidade, para eliminar focos de proliferação do Aedes. “A guerra contra a Covid-19 nos deixou abalados, porém não podemos esquecer a guerra contra o mosquito, todos nós precisamos fazer a nossa parte”, reforçam.

APOIO DO ESTADO

A Comissão de Assuntos Relevantes está também pedindo apoio da Secretaria Estadual de Saúde, no sentido de auxiliar Corumbá no desenvolvimento dos trabalhos necessários. Para tanto, encaminhou um ofício ao secretário Geraldo Rezende para que, em comunhão de esforços com Corumbá seja iniciada em caráter de urgência, uma campanha de combate à dengue, “tendo como ação imediata, a circulação de carros fumacê em nossa cidade”.

CENTRO DE ATENDIMENTO

Por outro lado, em outro ofício direcionado ao secretário Rogério Leite, a Comissão pediu a reativação do Centro de Atendimento à Covid-19, da Rua América, 1.576, no centro. A solicitação conforme Chicão, é de “extrema urgência, pois, como é sabido por todos, o Pronto Socorro Municipal está vivenciando superlotação diária de pacientes com sintomas das doenças que estão nos assolando, como Covid-19, gripe Influenza, dengue e outras síndromes respiratórias.

Por isso mesmo os integrantes da Comissão consideram essencial um local que concentre os atendimentos a esses tipos de pacientes, com atendimento médico, acolhimento psicológico e farmácia exclusiva, como já era realizado no Centro de Atendimento ao Covid-19, além de realizar testagem para Covid 19, gripe Influenza, dengue, que são as doenças que estão com maior incidência.

Os vereadores acreditam que com a reativação do Centro, poderá ocorrer a redução dos atendimentos no Pronto Socorro e na UPA, garantindo assim mais dignidade aos pacientes que realmente precisam dos atendimentos de urgência e emergência, assim como aos servidores destas unidades.

Mais Artigos

Polícia investiga morte de criança

Uma menina, de 6 anos, morreu na madrugada deste domingo (27), no assentamento Guairacá da aldeia Panambizinho, em Dourados MS – a 229 quilômetros de Campo Grande. De