Está em tramitação na Câmara Municipal de Corumbá, um Projeto de Lei que institui o Programa Pequeno Atleta que vai atender crianças e adolescentes com habilidades esportivas nas mais diferentes modalidades.
A proposta partiu do vereador Marcelo Araújo e consiste na reunião de ações e parcerias entre a administração pública municipal, clubes esportivos e órgãos privados, com o objetivo de possibilitar aos alunos da Rede Municipal de Ensino demonstrar suas habilidades e, assim, conseguir eventuais patrocínios e participações em campeonatos e competições.
O Projeto de Lei prevê inclusive a promoção de campeonatos e competições esportivas nas escolas da Reme, a cargo do Poder Executivo, com o objetivo de oferecer às crianças e adolescentes, a oportunidade de mostrar suas habilidades esportivas.
“Será uma oportunidade para revelação de talentos esportivos em nossa cidade”, destacou o vereador, observando que as competições previstas no Projeto de Lei estarão a cargo das pastas de Educação e de Esportes e Lazer da cidade.
Além disso, as crianças que se destacarem, poderão receber incentivos por meio de programas sociais e parcerias com a iniciativa privada.
“O desenvolvimento do ser humano é algo que deve ocorrer desde os seus primeiros anos de vida, e o esporte é um forte aliado nesta função, pois, além de cuidar do corpo, tendo uma vida saudável, existe também a necessidade de conhecer as suas próprias habilidades e capacidade esportiva”, salientou Marcelo.
Em sua justificativa, ressaltou que “a prática esportiva, além de propiciar um bem para o corpo, levam a pessoa à uma socialização, bem como ao olhar coletivo para pequenas e grandes conquistas”, e que “a escola é um ambiente propício para que ocorra um estímulo e gosto pelo crescimento pessoal para conquistas, mas, além disso, de maneira diversificada, além do conhecimento de forma sistematizada que será adquirido”.
“Além de revelar crianças e adolescentes com habilidades diferenciadas, o projeto vai alavancar uma série de benefícios que o esporte traz, sendo essencial, por exemplo, para o combate à obesidade infantil e o desenvolvimento da coordenação motora”, citou.
Lembrou que as atividades físicas são comprovadamente benéficas para as pessoas de todas as idades, como na redução da obesidade, e até mesmo de mortes por problemas cardiovasculares. “Com relação às crianças, a prática de esportes pode ainda ser responsável pela melhora da coordenação motora, bem como ensina a criança a trabalhar de maneira coletiva, em equipe”, enfatizou.