Prefeitura atende mais de 500 ribeirinhos na região do Alto Pantanal com Programa Povo das Águas

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Realizado pela Prefeitura de Corumbá, com a coordenação da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, o Programa Social Povo das Águas atendeu mais de 500 ribeirinhos na região do Alto Pantanal. A ação foi realizada entre os dias 17 e 23 deste mês e, novamente, seguiu um rigoroso protocolo sanitário contra a Covid-19.

Todos os servidores municipais e a tripulação da embarcação que dá apoio ao Programa Social foram testados uma noite antes do embarque. Os casos positivos e os que tiveram contato recente com pessoas com o novo Coronavírus não embarcaram, por isso a equipe foi reduzida nesta ação. Todos os positivados tiveram apenas sintomas leves e já retomaram suas atividades normalmente.

Apesar da equipe reduzida, os serviços foram todos prestados normalmente. Na área da Saúde, foram 328 atendimentos médicos, 385 procedimentos de enfermagem e 165 odontológicos. Foram distribuídos 272 kits-escovação e aplicadas 367 doses de vacina, sendo 295 contra a Covid-19. Foram realizados ainda 22 testes rápidos nos ribeirinhos e oito casos foram confirmados. Eles receberam medicação e orientações sobre a doença.

A equipe da Prefeitura também promoveu palestras com orientações sobre a Covid-19, H3N2, higiene, saúde, planejamento familiar e rodas de conversa sobre o Estatuto do Idoso: Direitos e Deveres, este último promovido pela de Coordenadoria de Políticas Públicas da Terceira Idade e Inclusão Social. Ainda na área da Assistência Social, foram entregues 132 lonas, 5 colchões, 143 cobertores e 151 cestas básicas e kits de higiene básica.

Houve ainda a realização de Oficinas de Sabão Caseiro na região do Castelo, da Ilha Verde, São Lourenço e Domingos Ramos, além da doação de 105 brinquedos da Estrela para as crianças ribeirinhas e a doação de 21 quilos de ração para cachorros, sendo que 32 cães e dois gatos receberam a vacina antirrábica. O Programa Social Povo das Águas atende famílias que residem em regiões de difícil acesso do Pantanal corumbaense com ações médicas, odontológicas, sociais, assistenciais, educacionais e de fomento a pequenas produções.

Mais Artigos

Corumbá tem dia D vacinação antirrábica

Neste sábado, dia 25 de setembro, Corumbá será palco do lançamento nacional da campanha da vacinação antirrábica. Com o objetivo de evitar casos de raiva canina e humana