Vereador sugere Lei Municipal para atender pessoa com Transtorno do Espectro Autista

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

O vereador Manoel Rodrigues está sugerindo à Prefeitura de Corumbá, a realização de estudos necessários visando a instituição de Lei Municipal que garanta a obtenção de benefício destinado à pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), mediante apresentação de laudos médicos, ou mesmo laudos médicos-periciais.

A sugestão do vereador foi direcionada ao prefeito Marcelo Iunes e, em sua justificativa, citou que a Lei 12.764/2012, artigo 1º, parágrafo 2º, estabeleceu que pessoas com TEA são consideradas pessoas com deficiência e que, preenchidos os demais requisitos, têm direito ao BPC/LOAS (Benefício de Prestação Continuada/Lei Orgânica da Assistência Social).

“Pessoas com TEA já estão amparados mediante a lei Federal de nº 8742/93 e lei Estadual de nº 5.749/2021. Portanto, conclui-se que para a concessão do benefício ao autista, sua incapacidade para vida independente deverá ser analisada e contemplada o benefício para tal”, lembrou.

Observou que o BPC/LOAS é um benefício criado pela Lei 8742/1993, que garante um salário-mínimo por mês para a pessoa com deficiência (incluindo autismo) ou idoso (+65 anos) de baixa renda.

INFRAESTRUTURA

Por outro lado, o vereador apresentou requerimento direcionado ao secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Luiz Fernando Moreira, solicitando pavimentação com drenagem na Rua Major Gama, entre as ruas Santa Catarina e Maranhão, no bairro Cravo Vermelho.

Adiantou que os moradores esperam essa benfeitoria a décadas, e que o pavimento com drenagem chegou praticamente em todas as ruas do bairro, restando somente esse trecho sem infraestrutura adequada para melhorar a qualidade de vida das pessoas que residem na via.

Mais Artigos