Prefeitura entrega certificação de agente cultural para 98 festeiros de São João

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Noventa e oito festeiros de São João receberam na noite desta quarta-feira, 19 de junho, o certificado de Agente Municipal de Cultura. O título é um reconhecimento do Executivo pelos festejos realizados pela família cadastrada e também possibilita apoio cultural aos festeiros para incremento dos andores que, durante o ponto alto das festividades, são levados para o rio Paraguai onde a imagem de São João é banhada. O Arraial do Banho de São João 2024 – “A Fé do Nosso Povo é Patrimônio do Brasil”  será realizado entre os dias 21 e 23 de junho no Porto Geral de Corumbá.

Ao entregar a certificação, o prefeito Marcelo Iunes destacou a importância dos festeiros para o reconhecimento do Arraial do Banho de São João como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). “É o terceiro ano consecutivo do São João como patrimônio imaterial da cultura brasileira. Cada um de vocês aqui foi muito importante para essa conquista de Corumbá e hoje o nosso o nosso município tem o nome reconhecido pela cultura brasileira”, disse o chefe do Executivo Municipal. A secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania, Amanda Balancieri Iunes, participou do evento.

Secretária de Assistência Social e Cidadania participou do evento

Iunes ressaltou que a certificação reconhece individualmente cada festeiro como agente de preservação da Cultura do Município de Corumbá. A iniciativa, explicou o prefeito, também possibilita, ao Poder Público Municipal, implementar ações em benefício da cultura corumbaense. “Digo, com certeza, que vamos trabalhar bastante para que o nosso São João continue sendo essa grande festa de nossa cultura. Hoje, somos o quinto maior São João do Brasil e o primeiro do Centro-Oeste brasileiro”, completou o prefeito de Corumbá.

Diretor-presidente da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá, Joilson Cruz, reforçou a importância do investimento do Poder Público na realização da festa. Como gestores, nosso papel é investir. A festa de São João é investimento, assim como o carnaval”, disse.

O Banho de São João, que teve o reconhecimento de Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil conquistado em 2021, é um evento importante para a economia corumbaense que permite gerar emprego e renda para muitas famílias. Ao longo dos três dias de festa, possibilita geração média de 2 mil empregos, diretos e indiretos, e atrai cerca de 10 mil turistas para Corumbá. A festa corumbaense é única no Brasil, são mais de 100 famílias de festeiros que descem para banhar a imagem do santo nas águas do rio Paraguai.

Este ano, o Arraial do Banho de São João terá como atrações nacionais a dupla Thaeme & Thiago, que se apresenta na sexta-feira, dia 21, e o grupo Bonde do Forró no domingo, 23 de junho. A programação ainda traz os tradicionais Concurso de Andores, no dia 21, a partir das 19 horas, e Concurso de Quadrilhas Juninas no sábado, 22, com início às 18h15. Nos três dias, o perímetro da festa — ao longo da rua Manoel Cavassa — contará com Praça de Alimentação; Estande de Artesanato; Altar de Todos os Santos e Pau de Sebo.

O Arraial do Banho de São João 2024 – “A Fé do Nosso Povo é Patrimônio do Brasil” é uma realização da Prefeitura de Corumbá, por meio da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico Corumbá. O evento tem apoio do Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura (SETESC), através da Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul (FCMS) e patrocínio da empresa 67 Internet.

Mais Artigos

Concurso de Fantasia exalta luxo e criatividade

Luzes de Natal, macarrão, folhas, flores, palhas, feijão, pinturas, penas artificiais, chita, papel laminado, rendas e paetês foram alguns dos materiais utilizados pelos carnavalescos para a produção das