Adeus CPF,RG Conheça o novo documento dos Brasileiros

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest


Aplicativo do governo vai utilizar dados de biometria do Tribunal Superior Eleitoral e reúne vários documentos de identificação dos cidadãos. Saiba mais sobre o Documento Nacional de Identidade.

Você já deve ter ido resolver alguma burocracia e teve de carregar uma montanha de documentos para não faltar nenhum. Mas essa situação está com os dias contados: em menos de um mês, os cidadãos brasileiros poderão começar a emitir seu Documento Nacional de Identidade (DNI), o documento digital que vai reunir RG, CPF, CNH, Título de Eleitor e outras informações em um único documento digital, que ficará disponível em um aplicativo no celular.

O DNI também promete facilitar o dia a dia das pessoas, já que, dessa forma, não será mais necessário andar com vários cartões ou papel na carteira. Veja, abaixo, mais informações sobre o novo documento digital.

O que é DNI?

Padronizado para todos os brasileiros, o documento vai reunir diversos dados de identificação, como RG, CPF e título de eleitor, facilitando o acesso móvel a eles.

Também serão inclusos carteira de motorista, carteira de trabalho, NIS/PIS/PASEP, certidão de nascimento, certidão de casamento, certidão militar, Cartão Nacional de Saúde e tipo sanguíneo. 

Os cidadãos também poderão solicitar, mediante comprovação, a inclusão de dados médicos relativos a doenças e intolerância a medicamentos. No caso de pessoas com Transtorno do Espectro Autista, por exemplo, será possível adicionar ao DNI o símbolo do autismo.

O aplicativo poderá ser acessado no smartphone ou tablet por meio de um aplicativo gratuito disponibilizado pelo governo para Android e iOS.

Importante: O Documento Nacional de Identidade será liberado aos poucos para a população e deve estar disponível para todo o Brasil em 2023.

Quais as vantagens do Documento Nacional de Identidade?

  • Facilidade: O DNI poderá ser acessado por meio de smartphones ou tablets. Dessa forma, sempre que o cidadão for apresentar seus documentos, precisa apenas mostrar o DNI em vez de carregar uma pasta ou carteira cheia deles;
  • Padronização: Por ser padronizado para todos os brasileiros, o DNI também pode ser validado de maneira mais rápida e assertiva em deslocamentos pelo país;
  • Segurança: Para garantir a autenticidade do DNI e a integridade dos dados pessoais, o TSE irá implementar mecanismos de segurança. O aplicativo será protegido por senha e por dados biométricos do cidadão, assim como foto dos indivíduos e marca d’água. Além disso, o QR Code será alterado toda vez que o aplicativo for aberto, registrando a data e o horário em que o documento foi acessado. Assim, evita-se que capturas de tela sejam apresentadas no lugar do DNI original.

O Documento Nacional de Identidade substitui o RG ou algum outro documento?

Não. O Documento Nacional de Identidade reúne vários documentos em um só lugar, e pode ser acessado pelo aplicativo no celular. Ou seja, ele funciona como uma carteira virtual, mas todos os documentos devem ser emitidos normalmente.

O título de eleitor, por exemplo, continua sendo obrigatório para todos os cidadãos. Mas, com o DNI, não será preciso apresentar o original de papel para votar nas eleições, já que o número do mesmo constará no DNI. 

Em outras palavras: o DNI vai facilitar a apresentação de documentos que identifiquem as pessoas, e não substituir os que já existem.

Leia também:

CNH, Carteira de trabalho e outros serviços: veja o que passou a ser digital durante a pandemia

Poupatempo Digital: CNH, seguro desemprego e mais de 60 serviços online

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Mais Artigos