Corumbá celebra 1° ano do registro do Banho de São João como Patrimônio Cultural do Brasil

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

O prefeito Marcelo Iunes participou da celebração do primeiro ano de registo do Banho de São João de Corumbá e Ladário como Patrimônio Cultural do Brasil. Realizada na tarde da quinta-feira, 19 de maio, a comemoração ocorreu com um cortejo de festeiros, que levaram o andor do santo da igreja Nossa Senhora da Candelária até a sede do IPHAN, no Porto Geral.

Antes de sair para o cortejo, o andor foi abençoado pelo padre Júlio César Mônaco, pároco da Matriz. Na igreja, o prefeito destacou a importância e o significado da festa de São João para a cultura corumbaense.

“Este ano o nosso São João será especial. Vai ser a primeira festa com o título de Patrimônio Imaterial do Brasil. É tradicional em nossa cidade, a quinta maior do Brasil e a única que mantém a tradição de banhar o santo nas águas do rio, em todo o País. Com esse título, a responsabilidade ficou maior ainda, é uma festa que mexe com a devoção. É uma grande festa e faremos com empenho maior para que essa tradição possa crescer ainda mais”, afirmou o prefeito Marcelo Iunes.

Diretor-presidente da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá, Joilson Cruz, disse que o reconhecimento do IPHAN para a festa de São João tem importância fundamental para a cidade. “É a nossa história, tradição que é mantida e preservada”.

Chefe do Escritório Técnico II do Iphan/MS, Cléber Ribeiro Dias, também acompanhou a celebração. “É uma expressão muito forte, uma manifestação religiosa muito forte aqui em Corumbá, e em Ladário também. O registro vai ajudar para que outras pessoas tenham o mesmo sentimento e venham participar da festa do Banho de São João”, observou.

A aprovação do Banho de São João de Corumbá e Ladário como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil aconteceu no dia 19 de maio de 2021, durante reunião do Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). O pedido inicial foi realizado em 2010 pela Prefeitura Municipal de Corumbá, por meio da então Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal, e a partir daí uma série de estudos, pesquisas, festejos, interações, entrevistas, coleta de materiais e cooperação geral, envolvendo o próprio Iphan, Prefeitura Municipal de Corumbá, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Municipal de Políticas Culturais, entre outros.

Os primeiros registros do Banho de São João em Corumbá e Ladário são datados do final do século XIX em jornais da época que já relatavam a forma singular dos festejos juninos nas duas cidades pantaneiras. Estudiosos afirmam que os festejos reúnem uma miscelânea de influências de povos, entre eles, os árabes e portugueses. Também marcam os festejos, o sincretismo religioso, sobretudo entre o catolicismo e as religiões de matrizes africanas.

Fotos: Clóvis Neto

Mais Artigos