Patrimônio Cultural do Brasil, Arraial do Banho de São João destaca protagonismo de festeiros

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Maior festa junina do Centro-Oeste e reconhecido como Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil, o Arraial do Banho de São João de Corumbá reuniu mais de 30 mil pessoas no Porto Geral na noite desta sexta-feira, 23 de junho, para o tradicional banho do santo nas águas do rio Paraguai.

A segunda noite trouxe o protagonismo dos festeiros com a tradicional descida até a Prainha para o banho da imagem sagrada. Mais de 100 andores desceram a ladeira Cunha e Cruz em direção às margens do rio Paraguai e mantiveram a força dessa tradição, surgida da fé e devoção em São João Batista – o santo que batizou Jesus Cristo.

O prefeito Marcelo Iunes, acompanhado pela primeira-dama e secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania, Amanda Balancieri Iunes, visitou casas de festeiros na noite de ontem e participou da descida do andor oficial da Prefeitura de Corumbá até a Prainha do Porto Geral. 

“É uma festa tradicional do nosso município ligada à cultura, com a fé e religiosidade. É um dos maiores eventos religiosos do Brasil e o maior do Centro-Oeste brasileiro. Agora, com o título de Patrimônio Cultural do Brasil ganhou projeção e importância ainda maiores”, disse o chefe do Executivo Municipal. “Além da tradição cultural e religiosa,  o Arraial do Banho de São João gera cerca de 2 mil empregos diretos e indiretos. Só aqui são quase 200 barracas e ambulantes. A festa atrai uma média de 8 mil turistas e, tudo isso, fomenta a nossa economia”, disse o prefeito.

“Mas, o mais importante é que os festeiros mantêm sua devoção e fé em São João e isso mostra que o Poder Público tem que investir no festejo. Corumbá é um município que sua população tem muita devoção em muitos santos, como Nossa Senhora da Candelária, que é nossa padroeira, São Jorge, São João, São Pedro, São Cosme e São Damião, Nossa Senhora Aparecida. Então, são muitas festas, são os devotos que fazem essa festa, que é tradição. Então, o Poder Público não pode deixar de investir”, completou Marcelo Iunes. 

Líder do governo na Câmara Municipal, o vereador Alex Dellas também participou da descida do andor oficial. “O Banho de São João é importante para a nossa cultura, é conhecido e reconhecido nacionalmente. A festa movimenta a economia da nossa cidade e movimenta toda a sociedade. A gente observa que isso traz, para Corumbá, mais um brilho e a população está fazendo uma grande festa, contando com a parceria do Poder Público”.

Também participou do Arraial do Banho de São João, no Porto Geral, o vereador Roberto Façanha. Ele destacou que além do incentivo à economia, a festa “é importante para o nosso município para preservar a cultura religiosa e tradicional das famílias corumbaenses”. 

O secretário Municipal de Governo, Luiz Antônio Pardal, acompanhou as visitas aos festeiros – realizada pelo prefeito Marcelo Iunes – e participou da descida do andor da Prefeitura. “O São João tem muita tradição aqui em Corumbá, é uma festa de muita cultura e religiosidade com grande importância para nossa cidade. Nossa população e nossos  festeiros são os maiores protagonistas dessa festa”, conclui. O Governo do Estado foi representado por Giovana Correa Vargas, da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania.

A sexta-feira, 23 de junho, do Arraial do Banho de São João teve como atrações musicais shows de Larissa Alencar; Marinho e Rafael; João Haroldo e Betinho e Os Garotos. A noite no Porto ainda contou com atrações como elevação do Mastro de São João e Roda de Cururu e Siriri; estande de artesanatos; altar de Todos os Santos; Pau de Sebo e show pirotécnico.

O Arraial do Banho de São João 2023 vai até 25 de junho. O evento é uma realização da Prefeitura de Corumbá, por meio da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico, e conta com o apoio do Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania, através da Fundação de Cultura e o apoio cultural da Empresa Circula Net e Hotel Nacional.

Programação

24/06 – SÁBADO

ARRAIAL DO BANHO DE SÃO JOÃO

Local: Porto Geral

18h00 – Praça de Alimentação

18h00 – Estande de Artesanatos

18h00 – Altar de Todos os Santos

18h00 – Pau de Sebo

18h00 – Concurso de Quadrilhas

20h00 – Show Local – Isa Brandão

22h00 – Show Regional – Leandro e Galeano

00h00 – Show Regional – João Paulo e Dudu

02h00 – Show Local – Gurizada Baileira

25/06 – DOMINGO

ARRAIAL DO BANHO DE SÃO JOÃO

Local: Porto Geral

18h00 – Praça de Alimentação

18h00 – Estande de Artesanatos

18h00 – Altar de Todos os Santos

18h00 – Pau de Sebo

20h00 – Show Regional – Kaio e Gabriel

22h00 – Show Regional – Juliana Monteiro

Mais Artigos

Site do INSS Esta Fora do Ar

Até Que Ponto o Brasil Esta Chegando.Se Não Bastasse a Pandemia e Outros Sofrimento de Perdas Que a Nossa Nação Esta Enfrentando,Agora Temos Que Nos Submeter a Um

Bebê de um mês morre por dengue

Uma bebê, de apenas um mês, é a primeira morte por dengue registrada em 2024 em Mato Grosso do Sul, conforme o boletim epidemiológico da doença, divulgado pela