Vereador prega lei específica para maior transparência da aplicação de recursos do CFEM

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

O vereador Luciano Costa está pleiteando junto às autoridades responsáveis, o estabelecimento de políticas públicas no sentido de se ter uma lei específica para que a população corumbaense tenha conhecimento sobre a aplicação de recursos arrecadados com a Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM), no Município.

Em novembro de 2022, o vereador apresentou um requerimento durante sessão ordinária da Câmara Municipal, pedindo informações junto ao Poder Executivo sobre os valores arrecadados com a CFEM nos anos de 2021 e 2022 (até aquela data), e como a Prefeitura tem aplicado os recursos, porcentagens, principalmente nas áreas de saúde, educação e infraestrutura.

No último dia 10 de janeiro, Luciano esteve em audiência com o secretário executivo da Cadeia de Produção Mineral da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Eduardo Pereira, buscando informações detalhadas sobre a Compensação Financeira de Recursos Minerais.

Foi um encontro onde o vereador teve a oportunidade de tratar do estabelecimento de políticas públicas, visando uma lei específica para que “tenhamos uma maior transparência e o povo corumbaense possa saber onde, de fato, foi e está sendo aplicado os recursos provenientes do CFEM”, observou.

Segundo ele, a busca por informações junto ao órgão do Governo do Estado se deve ao fato de “a Prefeitura de Corumbá não declarar onde esse recurso é aplicado”, ressaltou. O vereador, inclusive, revelou ter conversado com o deputado federal Geraldo Resende, e com o deputado estadual Paulo Duarte, justamente sobre a necessidade da criação de uma lei específica, obrigando as prefeituras disponibilizar tais informações.

“Já fizemos requerimento solicitando a Prefeitura todas essas informações, inclusive com cópias dos contratos e seus respectivos empenhos, a fim de apurarmos a destinação destes recursos”, lembrou.

Segundo a Agência Nacional de Mineração (ANM), que fiscaliza a arrecadação do setor, “os recursos originados da CFEM não poderão ser aplicados em pagamento de dívida ou no quadro permanente de pessoal da União, dos Estados, Distrito Federal e dos Municípios. Devem ser aplicadas em projetos que, direta ou indiretamente, revertam em prol da comunidade local, na forma de melhoria da infraestrutura, da qualidade ambiental, da saúde e da educação”.

CORUMBÁ RECEBE 60%

Na solicitação feita em novembro, Luciano Costa pediu, além do total arrecadado de janeiro de 2021 até aquela presente data, o encaminhamento ao Poder Legislativo dos respectivos empenhos referentes à aplicação dos recursos.

“Sessenta por cento do total arrecadado no Estado, vem direto para Corumbá. Em 2021 o Município recebeu mais de R$ 34 milhões, e que em 2022, até aquela datava, o valor já havia ultrapassado R$ 35 milhões, um recorde. O que estamos buscando saber é onde está sendo aplicado, de forma detalhada, em especial nas áreas da saúde, educação e infraestrutura, beneficiando a população”, enfatizou.

SAÚDE

O vereador solicitou ainda, na época, informações junto à secretária de Saúde, Beatriz Assad, sobre o limite mínimo de gastos do ano de 2021, bem como o percentual gasto com pessoal e investimento próprio na saúde pública do Município.

“Sabemos que o limite mínimo de investimento na Saúde é de 24,86%, mas, pelo que observamos no Portal da Transparência, 80% foram gastos com pessoal e 20% com outros investimentos em serviços voltados à comunidade. Por isso mesmo estamos buscando saber qual foi o percentual de recursos oriundos do CFEM, aplicados na saúde pública”, lembrou. “O nosso trabalho não pode parar”, finalizou.

Mais Artigos

Número de mortes e casos de Covid-19

O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, apontou uma oscilação para o alto dos números da Covid-19 em Mato Grosso do Sul nesta terça-feira (20) Se ontem haviam