Farinha de bocaiuva pode se tornar Patrimônio Cultural de Corumbá

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Está em tramitação na Câmara Municipal, um Projeto de Lei que torna a farinha de bocaiuva, um Patrimônio Cultural de Corumbá. A proposta foi apresentada durante sessão ordinária do Poder Legislativo pelo vereador Nelsinho Dib, como forma de perpetuar a fruta que faz sucesso na gastronomia pantaneira.

A proposta do vereador é que, além de se tornar Patrimônio Cultural, o Município poderá realizar eventos diversos, visando a divulgação da farinha de bocaiuva como integrante do rol das tradições culturais corumbaenses.

“A farinha é proveniente de uma fruta bastante conhecida pelo povo sul-mato-grossense. Apesar de ser encontrada em diversos lugares do Brasil, é aqui, no nosso Pantanal, que faz mais sucesso, sempre presente na nossa rica gastronomia pantaneira”, lembrou o vereador.

Destacou o alto valor nutritivo da fruta e as inúmeras receitas. “A farinha de bocaiuva é um produto tradicional de Corumbá, muito utilizada na produção de diversos alimentos como biscoitos, bolos, pães, mingau, sorvetes, licores, vitaminas, entre outras opções. É um grande reforço na alimentação, principalmente no combate a desnutrição e como reforço na alimentação escolar, onde alcança resultados extremamente satisfatórios”, continuou.

Nelsinho ressaltou que a farinha é produzida nas casas de famílias com laços e tradições pantaneiras, para uso próprio. Já para comercialização, na área urbana a produção ocorre na Casa do Artesão, localizada na Rua Dom Aquino Angelino Nazário, e na localidade de Maria Coelho, por um grupo de mulheres que integram uma associação local.

“O nosso Projeto de Lei é uma forma de perpetuar a farinha de bocaiuva, como também homenagear as pessoas para que continuem a arte da produção, estimulando a sua utilização e consumo, ajudando assim, a conservar essa tradição cultural e histórica de nosso povo, da nossa cidade de Corumbá”, concluiu.

Mais Artigos