Prefeitura apoia ACERT e IHP para ações sustentáveis na Pesca Esportiva no Pantanal

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

O vice-prefeito Dirceu Miguéis Pinto participou nesta segunda-feira, 31 de janeiro, da assinatura do Termo de Cooperação efetivado entre o Instituto Homem Pantaneiro (IHP) e a Associação Corumbaense das Empresas Regionais de Turismo (ACERT). Representando o prefeito Marcelo Iunes no evento, Dirceu assegurou o apoio da Prefeitura nas ações de desenvolvimento e ampliação de projetos de preservação, conservação e monitoramento da Serra do Amolar, em Mato Grosso do Sul, e do Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense com as atividades do Turismo de Pesca Esportiva, na modalidade Pesque e Solte.

“Eu, como pantaneiro, posso afirmar que a nossa região necessita há muito tempo de uma iniciativa como a que estamos presenciando nesta manhã. A assinatura desse termo de parceria constitui-se verdadeiramente como um marco para que um dos pulmões da humanidade continue respirando firme e forte, tendo como base o arrojo e a determinação de todos nós que hoje somos homens e mulheres pantaneiros”, afirmou o vice-prefeito.

“O prefeito Marcelo Iunes e eu, enquanto vice-prefeito, podemos afirmar que estamos juntos nesta jornada. Que doravante o Brasil e o mundo possa ter notícias maravilhosas da nossa Serra e do todo nosso Pantanal”, prosseguiu Dirceu Miguéis, destacando que o Executivo levará ao Governo do Estado um dos principais pleitos da ACERT, IHP e dos empresários do setor: a cota zero para saída do pescado de Corumbá.

O vice-prefeito também destacou a união entre os empresários do setor e reiterou que o Município está à disposição da categoria. “O gabinete do prefeito Marcelo Iunes, o meu gabinete e também as portas das Fundações de Meio Ambiente e do Turismo estão sempre abertas ao trade turístico”, finalizou Dirceu Miguéis Pinto.

A diretora-presidente da Fundação do Turismo do Pantanal, Elisângela Sienna, e a diretora-presidente da Fundação do Meio Ambiente, Ana Cláudia Boabaid e a empresária Joice Santana Marques também participaram da solenidade. O presidente da Fundação de Turismo do Estado (FundTur), Bruno Wendling, foi representado pela diretora de Promoção e Mercado da Fundtur, Karla Cavalcanti.

Cooperação

O presidente do IHP, coronel Ângelo Rabelo, explica que não tem nenhuma legislação que determina fazer a captura e soltar. É uma iniciativa procurando construir uma estratégia de médio e longo prazo. “Foi justamente o processo de amadurecimento que, de forma voluntária, a ACERT começou a discutir com o IHP ações conjuntas que evoluíram para práticas que são sustentáveis. O pescado vai ser monitorado para efeito de avaliação do que está sendo capturado e solto. Além disso, vamos identificar a localização deste pescado. A partir daí, construímos um processo junto com a comunidade, além de sustentável para todos os atores. Estamos caminhando com um pé no presente e outro no futuro e para isso trazendo a parceria do ICMBio e CEPTA (Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Peixes Continentais) para fortalecer as estratégias”, afirmou.

O presidente da ACERT, Luiz Martins, afirma que a parceria vai permitir que as pessoas enxerguem o turismo de pesca como parceiro da preservação. No ano passado, por exemplo, o pesque e solte assegurou que 160 mil peixes não fossem retirados do Rio Paraguai. Esta quantidade de peixes equivale a aproximadamente 270 toneladas. “A ACERT busca pela sustentabilidade desde a sua fundação. Aqui, já chegamos a adotar uma cota de pescado abaixo do que a legislação previa. Nós somos os maiores aliados da preservação do Pantanal e suas espécies. Além disso, o turismo de pesca gera renda para a comunidade ribeirinha. Hoje, 95% das iscas, são isca viva. Ou seja, os turistas compram as iscas da comunidade e, assim, gera uma renda significativa, assegurando sustentabilidade para as famílias. E falando em família, demos um salto de qualidade na infraestrutura dos barcos hotéis e com isso, assegurando mais conforto e a procura por mais famílias de turistas para a atividade da pesca”, afirma Martins.

Ainda segundo Martins, “a modalidade Pesque e Solte amplia a conscientização de seus praticantes para com a manutenção do meio ambiente e da consequente preservação das espécies de peixes a serem capturados, pois eles são o alvo, o princípio, a sustentação do esporte. Diante dessa conscientização a modalidade, a mais adotada na pesca esportiva, é reconhecida, hoje, em todo o mundo, como prática esportiva ecologicamente correta, uma vez que pouco dano causa ao ecossistema, fazendo de seus praticantes e agregados fortes aliados à preservação ambiental”.

Mais Artigos

Preço dos combustíveis não param de subir

Postos de combustíveis de Campo Grande foram flagrados aumentando o preço dos combustíveis, ainda com o estoque antigo, de acordo com o Procon-MS. No dia 11 de fevereiro,