Atendimentos por dengue têm alta de 20% em Campo Grande; confira bairros mais ‘perigosos’

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Campo Grande vive nova onda de dengue, com aumento de 20% no número de atendimentos em unidades de saúde por conta da doença no último mês, segundo levantamento da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde). Ainda conforme o município, são 8 bairros que dominam o ranking de incidência da doença, com índices considerados muito altos.

Conforme a Prefeitura de Campo Grande, os bairros com índices mais altos de dengue são: Caiobá, Chácara dos Poderes, Los Angeles, Maria Aparecida Pedrossian (MAPE), Jardim Noroeste, Nova Lima, Tijuca e Tiradentes.

Os números são alarmantes: de 1º de janeiro a 12 de abril, por exemplo, foram notificados 6.184 casos de dengue e duas mortes provocadas em decorrência da doença em Campo Grande. No mesmo período do ano passado, o número de casos foi um pouco menor: 6.067. Porém, os óbitos foram o dobro do registrado neste ano.

Diante deste cenário, o Comitê Municipal de Combate ao Aedes aegypti, se reúne na terça-feira (18) para discutir a situação na Capital, bem como ações estratégicas para barrar o avanço da dengue.

Em nota, a prefeitura afirma que está tomando ações para reduzir as notificações como a Operação Mosquito Zero, o programa ‘Colaborador Voluntário’ e o projeto Wolbachia.

Somente na operação ‘Mosquito Zero’, o município afirma ter inspecionado mais de 55,3 mil imóveis em pouco mais de cinco meses. No total, os cerca de 300 agentes de endemias eliminaram 39 mil depósitos e 2,6 mil focos da doença.

Ferramenta prevê incidência de mosquitos-da-dengue

Plataforma virtual promovida pela SC Johnson, e que já está funcional no Brasil, inclusive nas cidades de Mato Grosso do Sul, promete ‘prever’ a incidência de mosquitos-da-dengue por cidade e os números para Campo Grande não são nada animadores.

E os indicadores são, aparentemente, condizentes com a realidade de cidades de Mato Grosso do Sul. Isto é, cruzando a incidência da doença com as cidades pesquisadas pela reportagem na plataforma, os dados do OFF!Cast parecem confiáveis.

Na capital Campo Grande, cidade que lidera o total de casos de dengue em MS, a previsão é alta para mosquitos até quarta. Detalhe: na terça-feira (18), no entanto, o índice é previsto como “grave”.

MS tem 16 mortes em quatro meses

Mato Grosso do Sul registra 16 mortes por dengue em 2023, sendo quatro em abril. Março foi o mês mais letal da doença em Mato Grosso do Sul, totalizando oito mortes. Em fevereiro foram três vítimas e em janeiro mais uma.

As últimas mortes confirmadas foram de uma adolescente de 17 anos, moradora de Ribas do Rio Pardo e que morreu no mesmo dia em que os sintomas começaram. Um homem de 46 anos e com histórico de doença autoimune é outra vítima da dengue. Ele morava em Brasilândia.

Um homem de 59 anos e que tinha diabetes foi outra vítima da dengue em Ivinhema. E, em Dourados, uma mulher de 81 anos morreu em decorrência da doença. Ela tinha hipertensão arterial.

Mais Artigos

Rapaz é ferido por quatro tiros

Um rapaz de 18 anos foi ferido por quatro tiros na noite de quarta-feira (23), no bairro Aero Rancho, em Campo Grande. Ele chegou ferido no posto de

Nota de Esclarecimento.

A Prefeitura de Corumbá informa que 6 pessoas, que integravam o grupo de mais de 300 Brasileiros repatriados na manhã de hoje, dia 04 de março, não conseguiram