Web aula sobre vigilância de arboviroses atualiza servidores de 12 municípios de MS

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

A SES (Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul), por meio da plataforma Telessaúde, realiza nesta terça-feira (31), às 14h30, a web aula sobre o ‘Fluxo de Vigilância das Arboviroses’. O evento é destinado a profissionais de saúde de 12 municípios que registram incidência da dengue.

Segundo a gerente de Doenças Endêmicas da SES, Jéssica Klener, a realização da web ocorre para fazer a atualização aos municípios quanto o fluxo de vigilância das arboviroses. “Nosso objetivo é saber como estes municípios estão se comportando em relação às incidências da dengue, por exemplo. Por isso, a realização desta web com estes municípios”.

Durante a web ainda será apresentado aos municípios, questões sobre o manejo laboratorial, além de ações assertivas de Controle de Vetores das Arboviroses que são a dengue, Zika, chikungunya. “Objetivo desta web aula é estar mais próximo dos municípios”, ressalta Klener.

Podem participar profissionais das seguintes áreas: Vigilância Epidemiológica, da Atenção Primária de Saúde e do Controle de Vetores dos municípios de Bodoquena, Bonito, Caracol, Jaraguari, Miranda, Batayporã, Rio Negro, Guia Lopes da Laguna, Antônio João, Água Clara, Maracaju e Jardim.

A web aula será ministrada pela gerente Técnica das Doenças Endêmicas da SES, a enfermeira Jéssica Klener; pela Área Técnica das Doenças Endêmicas, enfermeira Bianca Modafari; consultora Opas, enfermeira Lúcia Catarina; e pelo coodenador estadual de Controle de Vetores da SES, Mauro Lúcio.

Para participar basta acessar o link

https://telessaude.saude.ms.gov.br/forms/participe

Arboviroses

O combate ao mosquito Aedes aegypti é de extrema importância. Além da dengue, o mosquito também é responsável pela transmissão de duas graves enfermidades: a Zika e a febre do chikungunya.

Para controlar a proliferação do mosquito é preciso evitar água parada, em qualquer época do ano, mantendo bem tampado tonéis, caixas e barris de água, caixas d’agua, acondicionar pneus em locais cobertos, remover galhos e folhas de calhas, não deixar água acumulada sobre a laje, encher pratinhos de vasos com areia até a borda ou lavá-los uma vez por semana e fazer sempre a manutenção de piscinas.

Além disso, é importante trocar água dos vasos e plantas aquáticas uma vez por semana, colocar lixos em sacos plásticos em lixeiras fechadas, fechar bem os sacos de lixo e não deixar ao alcance de animais, manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo, tampar ralos, catar sacos plásticos e lixo do quintal, entre outras medidas que impeçam o acúmulo de água e de sujeiras.

A Secretaria de Estado de Saúde realiza periodicamente a capacitação de profissionais dos 79 municípios seja na parte epidemiológica quanto na parte de vetores do Governo do Estado.

SES

Mais Artigos