Após 76% da população vacinada, governo lança programa de retomada.

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Mato Grosso do Sul atingiu nesta segunda-feira (27), conforme o Vacinômetro, 76,20% de sua população com 18 anos ou mais vacinada com a primeira dose ou dose única do imunizante contra a Covid-19.

Em razão do avanço da imunização, o governo do estado por meio da secretaria de Saúde (SES) e com apoio da Federação das Indústrias (Fiems), Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) e Associação dos Municípios (Assomasul) lançou o programa “Retomada Segura MS”.

A solenidade ocorreu no centro de convenções Albano Franco, em Campo Grande. O programa estabelece um pacote de medidas sanitárias que garantam maior segurança para o funcionamento dos diversos setores da economia do estado e assegurar a biossegurança da população.

A iniciativa é composta por seis ações. Conforme o governo elas vão possibilitar aos sul-mato-grossenses a retomada de suas atividades cotidianas em um ambiente mais favorável a sua proteção, confira quais são:

  • Projeto Biossegurança MS – Reforça as medidas gerais de biossegurança a serem empregadas pelos diversos setores da sociedade, como forma de controle e mitigação da COVID-19, o qual está tramitando no Governo do Estado e será encaminhado para a ALEMS;
  • Projeto Teste MS – Amplia a realização de testes rápidos de antígeno, a notificação dos resultados e a contraprestação de utilização dos mesmos, que serão empregados pelos 79 municípios. A SES/MS ampliará a distribuição desses aos municípios, os quais dependem de um resultado oportuno para auxiliar na conduta clínica imediata.
  • Projeto Conscientiza MS – Orienta o cidadão sobre a manutenção de cuidados de biossegurança após ser vacinado.
  • Projeto Passaporte Vacina MS – Exige a apresentação do comprovante de vacinação da 1ª dose, para acesso a eventos e atividades que reúnam público superior a 100 pessoas, o qual está tramitando no Governo do Estado e será encaminhado para a ALEMS;
  • Projeto Imuniza Trabalhadores MS – Realiza a busca ativa dos trabalhadores das indústrias que ainda não se vacinaram ou que ainda não completaram o seu ciclo vacinal. Parceira no projeto, a FIEMS vai oferecer aos seus associados um selo ouro, para as empresas que tiverem 100% dos colaboradores imunizados, como forma de incentivo.
  • Projeto Vacina MS – Aplicação de 275.000 doses pelos 79 municípios do estado, dentro de um período de sete dias, bem como, a realização do dia “D” da vacinação

Durante a solenidade. o presidente da Fiems, Sérgio Longen, destacou o empenho do setor industrial no enfrentamento a pandemia. “Mais de 40 empresas ajudaram a levar insumos em 50 municípios. Através da vacina vamos controlar a pandemia. A retomada da economia virá com a união de esforços para combater a pandemia com eficiência. Ação integrada está fazendo com que a economia volte a girar. Busca da repescagem, mas sim fazer um desafio, precisamos de passaporte para entrada nos estabelecimentos e nas empresas. Não justifica o contágio tão alto tendo vacina disponível. Não quer tomar vacina, fica em casa”, apontou.

Longen defendeu o passaporte e pediu ao presidente da Assembleia Legislativa, Paulo Correia (PSDB), uma lei estadual sobre o assunto. Ele disse que é desafio de todos buscar aqueles que não se vacinaram. “O mundo que queremos é vacinado e protegido. Buscando em conjunto quem não vacinou, porque é uma ignorância não vacinar diante de tudo que vivemos de perdas na saúde e na economia”.

O diretor-presidente da Energisa MS, Marcelo Vinhaes, disse que o fato de o estado ter atingido os 76,20% de população com mais de 18 anos ou mais vacinada com a primeira dose ou dose única representa um orgulho muito grande. “Uma conquista para cada um. É fruto de um trabalho de equipe, poder público e privado onde todos se uniram e ajudaram com agilidade na aquisição de insumos para facilitar a vacinação. Mato Grosso do Sul sempre liderou o ranking nacional de vacinação e isso é fruto de uma cooperação de todos que viram que a vacinação é o caminho para que as atividades voltem ao normal”.

Mais Artigos