Vereador sugere que Procon realize pesquisa de preços de medicamentos em farmácias

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

A realização de uma pesquisa de preços de medicamentos  em farmácias de Corumbá é o que está sugerindo o vereador Alexandre Vasconcellos à Agência Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), para que a população tenha uma noção dos preços praticados e onde encontrar a preços mais acessíveis.

A solicitação foi feita durante sessão da Câmara e direcionado ao diretor do Procon, Vital Gonçalves Miguéis. “Em tempos de pandemia e crise econômica, essa pesquisa é de grande valia para a população ter a noção de preços dos medicamentos, onde encontrar mais barato e qual a variação percentual de um estabelecimento para outro”, explicou.

Alexandre sugeriu que a pesquisa aponte no mínimo 50 medicamentos vendidos em cada estabelecimento, inclusive aqueles inseridos no kit Covid; preços praticados; laboratório fabricante; diferença de valor entre medicamento original e genérico; percentual de variação de preço de um estabelecimento para o outro; percentual comparativo de aumento ou diminuição de valores nos últimos 12 meses; quais medicamentos tiveram o maior aumento de consumo no último ano; quais os que tiveram a maior alta durante a pandemia e qual foi o percentual de aumento; bem como o nome dos estabelecimentos pesquisados com contato telefônico.

Como referências para pesquisa citou paracetamol, novalgina, dipirona sódica, diclofenaco de potássio, diclofenaco de sódio, amoxicilina, buscopan, antialérgicos, antigripais, antivirais, vitaminas em geral; além dos que integram o kit Covid (cloroquina, hidroxicloroquina, azitromicina, ivermectina, nitazoxanida, dexametasona e as vitaminas D, C e Zinco).

“O consumo de medicamentos teve aumento expressivo durante a pandemia, as de hidroxicloroquina, remédio usado no tratamento de artrite e lúpus, cresceram 800%; de ivermectina, um vermífugo, dois mil por cento. As prescrições de nitazoxanida, um antiparasitário, aumentaram 42 mil por cento, na comparação de janeiro a maio de 2020 com o mesmo período de 2019”, lembrou, citando como fonte o Conselho Federal de Farmácia).

“A pesquisa permitirá ao consumidor escolher o melhor local para a aquisição do que for necessário, evitando assim ter que fazer a pesquisa por conta própria, poupando dessa maneira, tempo e consequentemente evitando aglomerações nos locais”.

Mais Artigos