Casos de COVID,SES aponta momento crítico.

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, confirmou 25 casos novos de Covid-19 em Mato Grosso do Sul nesta segunda-feira (7). Ele disse, entretanto, que essa quantidade não reflete a realidade e foi provocada por uma instabilidade nos sistemas do Ministério da Saúde e pela entrada em vigor de novas normativas pela pasta o que dificultou os registros pelos municípios.

Resende apontou os números de casos registrados nos últimos dias para fundamentar sua avaliação. Segundo ele, no sábado foram 1.294 e no domingo 496. A média móvel dos últimos 7 dias é de 883,6 e na semana passada foi registrado o maior número de novos infectados de toda a pandemia. Foram 7.122, superando a quantidade que havia sido contabilizada na 35ª semana epidemiológica, 6.135.

“Estamos enfrentando neste momento a situação mais crítica da pandemia em Mato Grosso do Sul. Não queremos fazer alarmismo e nem ficar advogando o caos. Mas a situação é bastante crítica, principalmente em relação ao auge da doença, em agosto e setembro. Naquele período nós tivemos quatro meses de preparo. Tínhamos leitos clínicos de terapia intensiva (UTIs), insumos e medicamentos para enfrentar a doença. Hoje o crescimento da doença nestas últimas três semanas nos têm cobrado esforços imensos da nossa equipe e também das equipes dos municípios”, comentou.

Outro dado citado por Resende para reforçar o agravamento da situação da pandemia foi do número de pessoas hospitalizadas. Ele comentou que no pico da pandemia, o estado chegou a ter no máximo 550 pessoas internadas, e hoje esse número chegou a 577. Apontou que o quadro ganha mais dramaticidade porque a curva de crescimento da doença está muito forte nos últimos dias.

O secretário também citou que foram confirmadas mais 8 mortes por Covid-19 no estado, o que elevou o total de vítimas da doença para 1.841. A média móvel de óbitos subiu para 10,3 por dia, nos últimos 7 dias.

Mato Grosso do Sul, de acordo com a secretaria estadual de Saúde, tem 11.665 casos ativos de Covid-19. Desse total, 11.088 infectados estão cumprindo isolamento domiciliar. Dos 577 internados, 230 estão em leitos de terapia intensiva (UTI). A taxa de ocupação dos leitos de UTI do Sistema Único de Saúde (SUS) é de 78%, mas em Corumbá já atingiu 94% e em Campo Grande 91%.

O estado, conforme o boletim epidemiológico da Covid-19, tem ainda 8.871 casos suspeitos. Desse total, 2.068 são de amostras de testes que aguardam a liberação pelos laboratórios e 6.803 são de notificações sem encerramento pelos municípios.

Em contrapartida, o número de recuperados chegou a 91.740, o que representa 87,16% dos 105.246 infectados com a doença no estado desde o começo da pandemia.

Mais Artigos