Brasileiros Desembarcam Na Fronteira

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

grupo, com cerca de 450 brasileiros repatriados da Bolívia, começou a desembarcar ainda na madrugada desta sexta-feira, 03 de abril, na fronteira das cidades de Puerto Quijarro e Puerto Suárez, com Corumbá. Equipes da Agência Municipal de Trânsito (Agetrat), da Vigilância Sanitária e também da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros, Receita Federal, Exército Brasileiro, integram força-tarefa para receber os brasileiros na ponte da Amizade, divisa dos dois países.

A pé, os brasileiros, grande parte jovens estudantes, cruzam o limite territorial, após realizarem os trâmites no setor de Migração da Bolívia, e são encaminhados pelos órgãos de segurança ao atendimento da Vigilância Sanitária, que faz a triagem, seguindo determinações da Organização Mundial da Saúde (OMS), para evitar a propagação do novo coronavírus, já que eles estão entrando no Brasil, vindos de uma região com casos confirmados e também de pessoas que perderam a vida por causa da doença. A cidade de Santa Cruz, local de moradia da maioria dos repatriados, concentra o maior número de casos positivos da covid-19.

todo uma estrutura está sendo preparada para fazer checagem dos Brasileiros.os mesmos passarão por controle médico e exames,para assim,diagnosticar os o quadro clinico de cada um deles.

“Na Bolívia tudo está parado, o que dificulta muita coisa, inclusive dinheiro que está acabando. Não podemos trafegar pelas ruas e para sair durante a semana tem que seguir o número da carteira de identidade. Por isso voltar para casa é a melhor decisão neste momento. Porém, acredito que essas medidas tomadas pelo governo da Bolívia foi a melhor maneira de controlar a doença”, declarou o jovem que vai para São Paulo e de lá, pega o voo para sua cidade, onde vai ficar em isolamento domiciliar.

Do lado brasileiro da fronteira, o grupo está comprando bilhetes e embarcando em ônibus para os aeroportos de Campo Grande e de São Paulo, sem a necessidade, para a maioria, de deslocamento até Corumbá. Cerca de 10 ônibus foram colocados à disposição dos viajantes, mas dois foram reprovados pela Vigilância Sanitária e têm que cumprir procedimentos de higienização para atender os brasileiros.

Mais brasileiros devem ser repatriados

a operação vai se repetir com a chegada de mais brasileiros residentes em Santa Cruz de La Sierra (cerca de 250) e de Cochabamba (cerca de 150).

E neste novo grupo, está Zenilton Soares de Oliveira, que é da Bahia, e cursa o 9° semestre de medicina em Santa Cruz. O destino dele é o município de Campo Belo, na região de Vitória da Conquista.

O estudante disse que a insegurança foi o maior sentimento que o fez voltar ao Brasil. “Ao saber pelo Consulado que eles nos ajudariam, até mesmo pelo fato das fronteiras estarem fechadas em ambos os lados, estava difícil seguir para casa sem esse apoio. Como somos estudantes, é fundamental que alguns serviços estejam funcionando, como no caso dos bancos que estão fechados, pois precisamos de dinheiro para os gastos necessários, as contas continuam chegando”,

O país, bem como o resto do mundo segue a luta contra o novo coronavírus. Há mais de 13 dias, a Bolívia determinou quarentena geral. Apenas podem sair das casas pessoas autorizadas, seguindo determinação do governo, conforme o número final da carteira de identidade, para realizarem compras em supermercados ou farmácias. Aos finais de semana, não é permitida a presença de nenhuma pessoa nas ruas.

Até o momento o país andino já registrou 09 mortes e tem 132 casos positivos de covid-19.

Mais Artigos