Força-tarefa em MS investiga número de animais mortos pelas queimadas no Pantanal

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Cerca de 20 pesquisadores participam da ação que ainda precisa acumular no banco de dados um número mínimo de registro para ter uma dimensão de animais mortos pelo fogo.

Uma força-tarefa foi montada em Mato Grosso do Sul para levantar o número de animais mortos. A Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), por meio do Programa Biota MS, está apoiando a ação que na última sexta-feira (18) disponibilizou diárias de estadia para cerca de 20 pesquisadores da Embrapa Pantanal e técnicos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para atuarem no projeto.

Conforme o pesquisador da Embrapa Pantanal, Walfrido Moraes Tomas, que está à frente da força-tarefa, referente ao número de animais mortos pelos incêndios, ressalta que ainda é cedo contabilizar a quantidade, mas reforça que devido a proporção do estrago do fogo, o número de vítimas será absurdo.

“Para ter um número exato, é preciso acumular no banco de dados o número mínimo de registro para que o cálculo possa ser feito. Esse trabalho vai até o fim das queimadas, que provavelmente pode chegar até o final de outubro”, explicou ao G1.

Na semana passada, a Semagro informou também que veículos foram disponibilizados para que os pesquisadores do Programa Biota tenham melhores condições de atuar junto a força-tarefa.

Pesquisadores participam de força-tarefa para contabilizarem animais mortos pelas queimadas no Pantanal. — Foto: Semagro/Divulgação

Pesquisadores participam de força-tarefa para contabilizarem animais mortos pelas queimadas no Pantanal. — Foto: Semagro/Divulgação

Mais Artigos