Vereador reivindica aquisição de um novo mamógrafo para melhor atender população feminina

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

A aquisição de um novo aparelho de mamografia foi reivindicada pelo presidente da Câmara Municipal de Corumbá, vereador Roberto Gomes Façanha, visando melhor atender a população feminina corumbaense.

A solicitação ocorreu por meio de requerimento em regime de urgência especial e direcionado à secretária Municipal de Saúde, Beatriz Assad.

Façanha justificou que, com o problema ocorrido no mamógrafo instalado no Hospital de Corumbá, os exames para detecção de câncer de mama estão paralisados deste a semana passada.

“Precisamos contar com um novo aparelho justamente para evitar paralisação do atendimento, além de aumentar a capacidade da  realização de exames rotineiros que identifiquem o câncer de mama precocemente”, enfatizou.

Façanha citou que recebeu confirmação da Secretaria de Saúde de que o aparelho de mamografia existente no Hospital de Corumbá, voltará a funcionar na quinta-feira, período vespertino, após ter sido submetido a manutenção preventiva.

Reforçou também a necessidade de a população feminina procurar as Unidades de Saúde, para agendar realização desse exame oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Não somente agora, durante o Outubro Rosa, mas o ano todo”, ressaltou.

“Estamos com uma programação especial dentro do Outubro Rosa, uma campanha de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama. Infelizmente tivemos esse problema e, por isso mesmo, há necessidade de contarmos com mais mamógrafos para atender o público feminino”, lembrou.

ATENÇÃO ESPECIAL

Destacou ainda que a Câmara, durante todo este mês, está com uma campanha especial voltada ao Outubro Rosa e que é parceira do Poder Executivo nas ações que estão sendo desenvolvidas na Unidades de Saúde, por meio de coleta de preventivo, solicitação de mamografia, orientações educativas, entre outras, inclusive com horários ampliados de atendimento.

A programação começou no início do mês e já passou pelas unidades de saúde Luís Fragelli, São Bartolomeu e Dr. João Fernandes. Hoje, 19, e nos dias 21, 25 e 27, o atendimento ocorre a unidade do Ênio Cunha II, Bairro Dom Bosco, das 17 às 21 horas.

Também hoje, a ação ocorre na Estratégia de Saúde da Família Dr. Bonifácio Tiaen, no Bairro Padre Ernesto Sassida, das 08 às 21 horas; na ESF Padre Ernesto Sassida, Bairro Dom Bosco, das 07 às 19 horas.

Amanhã, dia 20, o atendimento será na ESF Pedro Paulo II, das 17 às 21 horas; na ESF Lucia Maria, hoje e amanhã, 21, das 17 às 20 horas; na ESF Gastão de Oliveira, dia 21, das 17 às 21 horas; ESF Ênio Cunha I, dia 21, das 13 às 21 horas; ESF Breno de Medeiros, dia 26, das 08 às 11 horas.

ESF Rosemeire dos Santos Ayala, dia 26, das 17 às 21 horas; Academia de Saúde do Bairro Arthur Marinho, dia 26, das 17 às 21 horas; ESF Walter Victório, e ESF Fernando Moutinho, dia 29, das 07 às 13 horas, e ESF Popular Velha Dr. Lamartine Figueiredo Costa, dia 29, das 07h30 às 11 horas.

Mais Artigos