Proposta exibição de vídeos educativos antidrogas em estabelecimentos de ensino

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Projeto de Lei que dispõe sobre a obrigatoriedade de campanhas de exibição de vídeos educativos antidrogas nas escolas públicas e privadas do Município, foi apresentado esta semana pelo vereador Marcelo Araújo, durante sessão da Câmara.

A proposta pode ser uma ferramenta importante para fins de acesso à informação, sensibilização, prevenção e combate ao uso de substâncias alucinógenas ou entorpecentes, em estabelecimentos de ensino do Município.

”Atividades lúdicas que exploram os sentidos das crianças e adolescentes tendem a atraí-los mais do que formas didáticas tradicionais, composta por aulas expositivas. Por esse motivo vídeos em sala de aula vêm sendo incluídos nos projetos pedagógicos durante o ano letivo, e é isso que estamos pretendendo para Corumbá”, explicou Marcelo.

Ele citou que os vídeos deverão informar sobre a existência de telefone específico para denúncia sobre tráfico de drogas, bem como conter a informação de que a respectiva ligação não será identificada.

A projeção dos vídeos educativos deverá ser apresentada para todos os alunos do ensino fundamental a partir do 5º ano, e a criação será de responsabilidade das escolas em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Secretaria de Segurança Urbana.

As informações a serem difundidas nos vídeos educativos deverão abordar temas como as consequências do uso de drogas ilícitas; uso indevido de medicamentos; drogas e sua relação próxima com a violência, prostituição e acidentes; dependentes de drogas e suas chances de recuperação; participação da família e da comunidade, e alerta quanto aos perigos do contato com as drogas.

O vereador, em sua justificativa, lembrou que as atividades incluídas no dia a dia escolar devem ser pensadas minuciosamente, pois não devem ser aplicadas aleatoriamente, sem que haja de fato algum propósito educativo. É de ciência das escolas tal pré-requisito, pois as instituições de ensino possuem relevante papel no processo de desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos alunos.

“A linguagem dos vídeos deve ser adequada a cada grupo. Animações costumam despertar mais atenção dos que são mais novos, enquanto documentários e filmes são mais apropriados para adolescentes e jovens. O resultado que se quer alcançar pode até ser semelhante, mas a abordagem deve ser adaptada”, prosseguiu.

“As discussões construtivas devem ser estimuladas pelo professor, discorrendo o fato de ser preciso, ainda, que os alunos se sintam parte do processo, pois de nada vale ter bons conteúdos e formas dinâmicas de apresentá-los, se não houver a interação com o grupo. É preciso que o professor seja o mediador da atividade, como motivador de discussões construtivas”, completou.

Mais Artigos