Dia Nacional do Bombeiro será comemorado sábado, 2 de julho

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Sábado, 2 de julho, é comemorado o Dia Nacional do Bombeiro. A escolha desta data é uma homenagem a criação do Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, inaugurado em 2 de julho de 1856, no Rio de Janeiro, e sob o comando do major João Batista de Morais Antas.

Esta semana, a convite do vereador Roberto Façanha, presidente do Poder Legislativo Corumbaense, o major Flávio Elias Ribeiro, comandante do 3° Grupamento de Corpo de Bombeiro Militar de Mato Grosso do Sul, com sede em Corumbá, participou de uma sessão ordinária da Câmara e, ao usar a tribuna, fez um relato da instituição militar.

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso do Sul (CBMMS) é uma Corporação cuja missão primordial consiste na execução de atividades de defesa civil, prevenção e combate a incêndios, buscas, salvamentos e socorros públicos no âmbito do estado do Mato Grosso do Sul, com participação de extrema importância nas ações de combate às queimadas na região de Corumbá e em todo o Pantanal sul-mato-grossense.

É Força Auxiliar e Reserva do Exército Brasileiro, e integra o Sistema de Segurança Pública e Defesa Social do Brasil. Seus integrantes são denominados Militares dos Estados pela Constituição Federal de 1988, assim como os membros da Polícia Militar do Estado do Mato Grosso do Sul.

ORIGEM

O major Flávio Elias Ribeiro lembrou a origem do CBMMS (Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul), que é a mesma do CBMMT (Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso), quando do então estado único, Mato Grosso, até o ano de 1977.

Foi criado dentro da Polícia Militar em 19 de agosto de 1964 por força da Lei nº 2184 (Diário Oficial de 25 Agosto 1964) no governo de Fernando Corrêa da Costa, quando era o Comandante da PM, o Coronel Luiz de Carvalho, cuja função inicial se resumia ao serviço de extinção de incêndio e salvamento.

A lei nº 2421, de 8 de setembro de 1965, dispunha sobre a constituição do efetivo do Corpo de Bombeiros e dava outras providências. Nesta data estava formada a Companhia Independente de Bombeiros. Logo depois, no dia 13 de outubro do mesmo ano, foram aprovados os quadros de efetivos e da Organização pormenorizada da Companhia Independente do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Mato Grosso.

Somente em fevereiro de 1967, passou a funcionar operacionalmente a Companhia Independente do Corpo de Bombeiros da PMMT com o quadro efetivo de 42 homens e tendo como comandante o então 2º Tenente PM Amilton Sá Corrêa, que voltara do curso de Especialização de Bombeiros no Corpo de Bombeiros da Polícia Militar de São Paulo, curso este que funcionou no período de 23 de fevereiro a 6 de Julho de 1966.

Em 16 de Abril de 1973 (Lei n. º 3322), foi criado o Comando do Corpo de Bombeiros Militar, que inicialmente foi criada uma Companhia Independente de Bombeiros com sede em Cuiabá, então capital do Estado de Mato Grosso uno, e mais dois destacamentos situados nos municípios de Campo Grande e Corumbá.

NO MS

Observou que no início, os Bombeiros de Mato Grosso do Sul, eram subordinados à Polícia Militar de Mato Grosso, desde a ativação do Núcleo de Formação de Bombeiros em 25 de setembro de 1970 até a instalação do Estado de Mato Grosso do Sul, no dia 1º de janeiro de 1979.

Em 5 de outubro de 1989, data da promulgação da última Carta Magna do Estado de Mato Grosso do Sul, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul passou a ser corporação independente, não mais subordinado à Polícia Militar de Mato Grosso do Sul.

A estruturação do Corpo de Bombeiros Militar expandiu-se para o interior do Estado de Mato Grosso do Sul. Em 28 de novembro de 1.976 foi criado o 1º SGI (1º Subgrupamento de Incêndio) no município de Dourados, subordinado ao 2º GI (2º Grupamento de Incêndio) de Campo Grande.

Com a divisão do Estado de Mato Grosso a unidade passou a ser denominada 2º SGI (2º Subgrupamento de Incêndio) até a data de 26 de outubro de 1.994, quando foi aprovado o Decreto 7.982, e ele passou a ser chamado de 2º GB (2º Grupamento de Bombeiros), hoje é o atual 2º GBM (2º Grupamento de Bombeiros Militar) é responsável pelo atendimento nas regiões dos municípios de Dourados, Caarapó, Itaporã e Douradina.

Na cidade de Corumbá, no dia 30 de dezembro de 1.978, foi criado o 2º SGI (2º Subgrupamento de Incêndio) que posteriormente, após a divisão do Estado, passou a ser denominado de 4º SGI (4º Subgrupamento de Incêndio), hoje atual 3º GBM (3º Grupamento de Bombeiros Militar).

APOIO TOTAL

O comandante destacou o início do Grupamento em Corumbá e o apoio contínuo da Prefeitura, que inclusive doou a área onde é a sede da unidade, bem como da Câmara Municipal, instituições parceiras dos bombeiros militares, assim como a sociedade de uma forma geral.

HOMENAGEM

E para homenagear o 3º Grupamento de Bombeiro Militar de MS, a Câmara Municipal aprovou a outorga de uma Moção de Congratulação ao comandante da instituição, Major Flávio Elias Ribeiro. A comenda foi uma inciativa do vereador Samyr Qualhada e assinada também pelo vereador Roberto Façanha.

Mais Artigos