Cordões Carnavalescos podem ser declarados Patrimônio Cultural Imaterial de Corumbá

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Os Cordões Carnavalescos Paraíso dos Foliões, Flor de Corumbá, Cinelândia e Cravo Vermelho podem ser declarados Patrimônio Cultural Imaterial de Corumbá. É o que prevê Projeto de Lei apresentado na Câmara Municipal pela vereadora Raquel Bryk e pelo vereador Chicão Vianna, durante sessão ordinária.

Ao apresentar a proposta, Raquel e Chicão destacaram a importância dos Cordões Carnavalescos, agremiações recreativas ligadas essencialmente aos festejos de Carnaval. Lembraram que foram muito populares no final do século XIX e início do século XX, no Rio de Janeiro, e até a década de 1960, em São Paulo, e que algumas escolas de samba tiveram origens em cordões, como a Vai-Vai e a Camisa Verde e Branco, em São Paulo.

A história relata que Corumbá, como uma cidade grandemente influenciada pela cultura carioca, teve somada às suas tradições a dos cordões carnavalescos. Foram eles que iniciaram um dos maiores festejos culturais do centro-oeste brasileiro.

Formados por pessoas humildes, os cordões eram acompanhados por instrumentos de percussão e com fantasias características de reis e rainhas. A característica principal dos Cordões é o estandarte. Cada um possuía o seu e procurava torná-lo mais luxuoso.

A partir de então, deram início as competições que premiavam os melhores. Paraíso dos Foliões e Flor de Corumbá foram fundados em 1933. O Cravo Vermelho surgiu em 1944. Já o Cinelândia, em 1960. “Por fazerem parte das raízes culturais de Corumbá, nada mais justo do que eternizá-los como Patrimônio Cultural Imaterial da nossa cidade”, enfatizaram.

HOMENAGEM

Por outro lado, a Câmara de Vereadores aprovou requerimento apresentado por Chicão Vianna e Raquel Bryk, em que presta homenagem com Moção de Congratulação ao Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, representado por sua diretora-executiva Márcia Rolon, e a todos da Orquesta de Câmara do Pantanal, “pelo brilhantismo, empenho e determinação de seus membros que os consagraram como representantes não só de Corumbá, mas do nosso País na Expo-Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, onde se apresentaram em um magnífico concerto. É mais do que merecida esta homenagem”, justificaram.

Mais Artigos