Vereador pede atualização de cadastros para regularização de lotes em assentamentos

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

O Governo Federal está avançando no programa de Reforma Agrária com a regularização de títulos de lotes, beneficiando os pequenos produtores rurais em assentamentos existentes no País. Mato Grosso do Sul já está sendo beneficiado e os primeiros assentados foram de Santa Mônica, em Terenos.

Pensando em atender os pequenos produtores corumbaense, o vereador Daniel Brambilla apresentou uma indicação na sessão de ontem, terça-feira (19), solicitando ao superintendente do Incra no Estado, Humberto Cesar Mota Maciel, e ao prefeito Marcelo Iunes, um trabalho em parceria visando a atualização do cadastro dos assentados em Corumbá, com informações detalhadas sobre os respectivos lotes, para a região também ser beneficiada pelo programa.

A solicitação se justifica pelo fato de que, com o cadastro atualizado, Corumbá estará apta para receber a regularização federal dos lotes de assentamentos existentes no Município, o que é de extrema importância para o fomento da agricultura familiar na região.

“A oficialização, com certeza, vai fomentar a economia e entusiasmar os pequenos produtores para que invistam no segmento pecuário e na agricultura, podendo inclusive ter acesso a linhas de crédito voltadas a este setor”, explicou.

Daniel observou ainda que isso será de extrema importância para a agricultura familiar local, já que “com a oficialização, os assentados terão mais dignidade, o município deverá arrecadar mais com o segmento, e a população terá acesso aos produtos com maior oferta e garantia de qualidade. Todos vão ganhar com isso”, reforçou.

O PROGRAMA

Daniel lembra que no início do ano, o Governo Federal lançou o programa Titula Brasil, para agilizar a regularização fundiária, um projeto desenvolvido em conjunto pelo Ministério da Agricultura, Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e Secretaria Especial de Assuntos Fundiários (Seaf).

Destacou que o Programa de Regularização Fundiária, realizado pelo Instituto Água e Terra, em parceria com prefeituras locais, busca regularizar propriedades de pequenos agricultores que ocupam terras particulares ou terras devolutas, pertencentes ao Estado, e que o registro do imóvel prova que o cidadão é dono da área, importante para ter acesso a financiamentos para desenvolver a agricultura, bem como facilitar o acesso à políticas públicas e aos recursos dos programas de governo, especialmente o acesso ao crédito.

Mais Artigos