Vereador cobra medidas enérgicas da Agepan contra Energisa, pela precariedade de serviços

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O vereador Alexandre Vasconcellos está cobrando a adoção de medidas enérgicas por parte da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul (Agepan), contra a empresa Energisa, devido à prestação precária de serviços à população de Corumbá.

O pedido foi feito na sessão de ontem, segunda-feira (18). Disse que a Energia tem prestado um serviço precário, gerando inúmeras reclamações de consumidores. “São poucos funcionários para atendimento ao público, horário reduzido de funcionamento, longas e demoradas filas, telefones de contato aos clientes (call center) que não funcionam, entre outras”, explicou.

Lembrou que além disso, a população “vem sofrendo com a falta de energia recorrente em vários bairros da cidade, quedas não justificadas que já chegaram a demorar mais de 12 horas para retornar, causando transtornos e prejuízos a todos que dependem da energia para acondicionar alimentos perecíveis”.

REFORÇO

O vereador reforçou ainda junto ao diretor-presidente da empresa, Marcelo Vinhares Monteiro, questionamentos feitos por meio de requerimento (606/2021) e ofício (1892/2021), sobre a quantidade de multas aplicadas por supostas irregularidades em medidores de energia na cidade de Corumbá; total em valores das multas aplicadas por supostas inconsistências nos medidores de janeiro de 2020 até a presente data; número de recursos interpostos pelos consumidores e quantos tiveram seu recurso deferido.

“Não estamos solicitando dados pessoais de consumidores, nem informações relacionadas a pessoa natural, somente quantitativo referente a números”, explicou, citando que em resposta ao Requerimento 606/2021 e Ofício 1892/2021, a Empresa alegou que não pode repassar informações sobre unidade consumidora dos consumidores, alegando a proteção de dados pessoais através da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) nº 13.709 de 14/08/2018, que dispõe sobre o tratamento de dados pessoais, artigo 5º da LGPD, dado pessoal é toda informação relacionada a pessoa natural identificada ou identificável.

“Cabe esclarecer que no requerimento e ofício enviados anteriormente, não existe a solicitação de dados pessoais de consumidores, muito menos qualquer tipo de informação referente a pessoa natural, e sim, somente quantitativo referente a números”, observou.

NOVAS COBRANÇAS

Também ao diretor Marcelo Vinhares Monteiro, com cópia para o gerente comercial da empresa em Corumbá, Marcos Antônio Luglio, Alexandre solicitou informações sobre a quantidade de quedas de energia registradas na cidade nos últimos 12 meses; quantos bairros foram afetados, e quais os motivos para essa falta de energia recorrente.

“A população vem sofrendo nos últimos meses com a falta de energia recorrente em vários bairros da cidade, sem nenhum tipo de explicação por parte da empresa”, disse. “Primeiro solicitamos esclarecimentos pelas falhas na prestação do serviço, para que posteriormente possamos tomar as providencias cabíveis”, concluiu.

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