Vento forte, chuva e 118 mil descargas elétricas causam queda de energia em 11 cidades de MS neste domingo

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

A concessionária de energia que atende 74 municípios em Mato Grosso do Sul, Energisa, emitiu comunicado no início da noite deste domingo (03) para informar que 11 cidades do Estado tiveram a rede de energia danificada pelos ventos fortes, chuva e mais de 118 mil descargas elétricas.

Conforme o boletim, a região sul de Mato Grosso do Sul é mais atingida pelas chuvas e as ocorrências estão concentradas nas regiões de Nova Andradina, Ponta Porã, Amambai, Coronel Sapucaia, Itaquiraí, Eldorado, Maracaju, Bela Vista, além de Sidrolândia e Ribas do Rio Pardo.

De acordo com a concessionária, das 0h às 17h30, foram registradas no estado 118.184 descargas atmosféricas e ventos com velocidade acima de 65km/h.

Em Porto Murtinho, um poste de alta tensão caiu por inteiro no chão. O problema foi identificado e equipes trabalham para restabelecer o fornecimento de energia.

O serviço deve ser realizado durante toda a noite deste domingo, informou a Energisa. “O local é uma região de difícil acesso por ser uma área de pastagem e a terra está gradeada, e com a chuva provoca atoleiro, entendendo que teremos que agir com veículos grandes e pesados e ajuda de tratores para locomoção”, explica Fernando Corradi, gerente de Operação.

A concessionária informou, ainda, que, em casos de acidentes envolvendo a rede de energia, a orientação é acionar, imediatamente, a Energisa pelo telefone 0800 722 7272, e o Corpo de bombeiros pelo 193.

Tempo em MS

A chegada de frente fria trouxe ventania de até 70 km/h, chuva com trovoadas e tempestade de areia em Mato Grosso do Sul neste domingo (03). O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta de tempestade para todo o Estado.

Conforme o meteorologista da Anhanguera, Natálio Abraao, apenas o município de Angélica registrou volume considerável de chuva, com 23,8mm. Por lá, os ventos chegaram a 50km/h.

Itaporã e Dourados tiveram rajadas de 55 km/h e a estação meteorológica captou precipitação de apenas 0,8mm. Já em Campo Grande, não houve chuva, mas os ventos chegaram a 52 km/h.

As rajadas mais fortes foram verificadas em Rio Brilhante, que também teve chuva de 2,4mm. O município teve termômetros marcando 38,7 graus com sensação térmica de 42ºC.

Alerta

Conforme a previsão, a região extremo sul de MS, que abrange 33 municípios, poderá sofrer tempestade grau 2 – numa escala que vai de 1 a 3, ou seja, com possibilidade de chuva com volume de até 60mm por hora, ventos intensos que podem chegar a 100km/h. Além disso, há risco de queda de granizo.

Para as demais regiões, o Inmet também prevê a ocorrência do fenômeno, porém, com intensidade menor. Os meteorologistas alertam para volume de chuva de até 30mm por hora e rajadas de vento de até 60km/h. Também há risco de queda de granizo.

Assim, em Campo Grande, o tempo deve mudar a partir da noite deste domingo, com possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas. Na segunda-feira, a meteorologia indica manhã com tempo encoberto e chuva. Nos demais períodos do dia, o céu ficará encoberto.

Mais Artigos

Festival de Pesca DO Pantanal:Inscrições Abertas

As Fundações de Meio Ambiente, Turismo e de Esportes estão funcionando em horário estendido para receber inscrições para o Festival Internacional de Pesca Esportiva de Corumbá. Por determinação