Corumbá abre Semana Nacional do Trânsito; atividades vão até dia 24

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

A Semana Nacional de Trânsito foi aberta neste sábado, 18 de setembro, em Corumbá com a celebração de um ato ecumênico no pátio da Nob, onde são realizadas as aulas práticas dos centros de formação de condutores. Representantes de igrejas católicas, evangélicas e da doutrina espírita se uniram com o intuito de conscientizar a população da importância do respeito às leis de trânsito, medida que, por si só, é forte instrumento de prevenção aos acidentes.

“Começamos com esse culto ecumênico buscando conscientizar a população da importância de todos atuarmos corretamente no trânsito. Seguindo as normas do trânsito você está sendo prudente e agindo com segurança. Ao desrespeitá-las, coloca-se em risco a própria vida e a vida de muitas outras pessoas”, disse o diretor-presidente da Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat), Paulo André de Araújo Júnior. Ele representou o prefeito Marcelo Iunes no evento. As atividades vão até sexta-feira, 24 de setembro

Assessor-executivo da Agetrat, Jeferson Braga, destacou o caráter de orientação da campanha. “É um evento nacional em que vamos levar essa mensagem de respeito no trânsito para os condutores e para os pedestres. Esperamos colher um bom resultado. Esse bom resultado, para nós, é a paz do trânsito”, disse.

A Semana Nacional de Trânsito (SNT), conforme disposto no artigo 326 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é comemorada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro. Nesse período, são realizadas ações em todo o País com o objetivo de conscientizar todos os envolvidos no dia a dia do trânsito, sejam eles motoristas, passageiros, motociclistas, ciclistas ou pedestres.

A SNT 2021 traz o tema das Campanhas Educativas para este ano: “No trânsito, sua responsabilidade, salva vidas”. Seguindo também as recomendações contidas no Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS) e considerando que os acidentes no trânsito constituem uma das maiores causas de mortes no mundo, a realização da Semana Nacional de Trânsito visa preservar vidas, por meio de ações de conscientização voltadas para educação, engenharia e fiscalização de trânsito. Tais ações devem contemplar a discussão questões relacionadas à infraestrutura viária brasileira, organização e alinhamento dos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito (SNT), mobilidade urbana, convivência pacífica entre pedestres, ciclistas, motociclistas, entre outros aspectos.

Participaram do ato ecumênico os vereadores Alexandre Vasconcellos (representou a Câmara Municipal de Corumbá), Bira e Genilson José.

Em Corumbá, as ações da Semana Nacional de Trânsito são promovidas pela Prefeitura Municipal, por meio da Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat). Confira o cronograma das atividades.

19 de setembro – domingo

**Ação: Palhaçada no trânsito

Feira de Domingo

08 horas

20 de setembro – segunda-feira

**Ação: Blitz Educativa dos Animais

Local: Lampião Acesso

07h30

22 de setembro – quarta-feira

** Ação: Blitz Educativa Semáforo

Local: Porto Carrero com Major Gama e Edu Rocha com América

08 horas

23 de setembro – quinta-feira

**Ação: Orientação sobre Carona

Local: Fronteira

08 horas

24 de setembro – sexta-feira

**Ação: Curso Direção Defensiva

Local: Auditório da Prefeitura

10 horas

Mais Artigos