Reconhecido nacionalmente, São João de Corumbá começa hoje com show nacional e várias novidades

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Maior festa junina do Centro-Oeste e reconhecido como Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil, o Arraial do Banho de São João de Corumbá começa nesta quinta-feira, 22 de junho, com o show nacional da dupla João Neto e Frederico e várias novidades. Com entrada gratuita, a festa começa às 18 horas com a abertura da Praça de Alimentação, onde estarão sendo comercializadas comidas e bebidas típicas.

Às 19 horas tem início o concurso de andores, que neste ano conta com duas categorias: Tradicional e Pluralidade. São quinze peças concorrendo a mais de R$ 7 mil reais distribuídos entre os primeiros e quintos colocados de cada modalidade. No palco montado na ferradura do Porto, os shows começam às 20 horas, com Rafael Souza e Banda.

Em seguida se apresenta Junior e Luan. Depois a principal atração musical da noite: João Neto e Frederico, que trarão para Corumbá alguns dos grandes sucessos do Sertanejo Universitário. A dupla completa neste ano 25 anos de carreira e acumula dezenas de sucessos em seu repertório. O show é um oferecimento do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.

Decoração

O Porto Geral também recebeu uma decoração diferente para este São João. Praticamente todos os ornamentos foram produzidos com mão de obra local. Na tarde dessa quarta-feira, o prefeito Marcelo Iunes e a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Cidadania, Amanda Balancieri Iunes, visitaram o local onde as peças estão sendo confeccionadas.

“Nosso Banho de São João hoje é reconhecido e respeitado em todo do Brasil, mas é importante também que os artistas locais tenham seu espaço, seu protagonismo. Por isso esses ornamentos estão sendo todos produzidos aqui e temos várias atrações locais no palco. É uma forma de incentivar nossa gente e de fortalecer ainda mais nossa cultura”, afirmou o chefe do Executivo Municipal.

A decoração conta com 20 quilômetros de bandeirolas de diversas cores e formatos, três oratórios barrocos de quase 4 metros de altura, 10 violas de cocho de aproximadamente 5 metros de altura e várias outras novidades que vão deixar a festa ainda mais bonita e animada para os festeiros e os turistas.

E a expectativa de público é excelente. Ano passado foram cerca de 18 mil pessoas por noite de São João. A Fundação de Turismo do Pantanal estima um crescimento de 20% a 30% neste ano. Até a manhã desta quarta-feira, a rede hoteleira estava com 80% de ocupação. Todos os leitos devem estar ocupados até a manhã de sexta-feira.

De quinta feira até domingo, são 90 barracas e pelo menos 100 ambulantes vendendo diversos produtos e gerando renda para suas famílias. Neste ano, a Prefeitura premiou com R$ 800 cada um dos 86 festeiros cadastrados pela Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico. Esse dinheiro ajuda na preparação do São João desses festeiros tradicionais e ajuda a levar o andor até o Porto Geral.

Somando os concursos de Quadrilhas, Andores e Mini-andores, a Prefeitura vai distribuir mais de 10 mil reais em premiação. O Concurso de Quadrilha tem 6 grupos inscritos e o de andores um total de 15 inscritos nas 2 categorias. Tudo isso ajuda a manter a tradição da festa e a incentivar novos participantes. Outra novidade é a decoração, que foi praticamente toda feita com mão de obra local.

Galeria de Imagens


Mais Artigos