Em sessão solene, Marcelo Iunes recebe reconhecimento de prefeito Amigo da Mulher

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

O prefeito Marcelo Iunes foi homenageado pela Câmara Municipal de Corumbá durante sessão solene, daquela Casa de Leis, realizada na noite da sexta-feira, 13 de agosto, para marcar a programação do Agosto Lilás. Além da Moção de Congratulação pelo trabalho executado para fortalecer a Rede de Enfrentamento e Combate à Violência contra a Mulher, Iunes recebeu pelo terceiro ano consecutivo o selo social ‘Prefeitura Amiga da Mulher’. O reconhecimento foi entregue pela subsecretária Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres, Luciana Azambuja.

A primeira-dama e secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania, Amanda Balancieri Iunes, também teve o trabalho reconhecido e recebeu a Moção de Congratulação dos vereadores. Outras 35 personalidades receberam a homenagem pelo trabalho de combate à violência contra a mulher em Corumbá.

“Primeiro de tudo agradecer a vocês pelo trabalho que exercem em defesa dos direitos da mulher em nosso município. Também quero saudar e parabenizar cada um de vocês, que estão lutando e fazendo o máximo no combate à violência contra a mulher”, disse o prefeito de Corumbá ao iniciar seu discurso. “É obrigação do poder público fazer o máximo possível na defesa das mulheres e, se houve aumento na procura dos serviços da Rede de Enfrentamento, é porque estão apresentando resultados”, continuou Iunes ao destacar o trabalho do CRAM (Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência), que é uma estrutura essencial do Programa de Prevenção e Enfrentamento à Violência Doméstica Contra a Mulher.

“Tenham a certeza que nós vamos continuar trabalhando pela segurança das mulheres em Corumbá. Por isso, é importante este reconhecimento a todos vocês. Todos merecem, é um trabalho de humanidade com apoio da Câmara Municipal”, concluiu o prefeito Marcelo Iunes ao agradecer as homenagens.

Também foram homenageados integrantes da Guarda Municipal que atuam na Patrulha Maria da Penha. “O sentimento é de gratidão em ver todos vocês recebendo esse reconhecimento. Podem ter certeza que isso vai ser um gás a mais para cada um deles na execução desse trabalho firme, forte, sensível e humano”, afirmou a secretária de Assistência Social e Cidadania, Amanda Iunes. “Costumo dizer que um minuto salva vidas. Então, a gente não pode parar e o que tiver ao nosso alcance, nós vamos fazer”, frisou Amanda agradecendo a sensibilidade do prefeito à causa e o trabalho de todos os integrantes da Rede de Enfrentamento.

O presidente da Câmara de Vereadores, Roberto Façanha, ressaltou que a Lei Maria da Penha está em vigor desde 2006 e é um marco na luta contra a violência contra a mulher. “Temos que trabalhar mais ainda para inibir os casos de violência doméstica no Brasil. Temos que fazer cumprir a legislação pertinente, bem como estabelecer ações concretas e eficazes, para atender aos anseios das populações mais vulneráveis à violência doméstica, como as mulheres negras, por exemplo”.

Luciana Azambuja, subsecretária Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres, disse que vê em Corumbá um exemplo para Mato Grosso do Sul. “O que vimos aqui é um exemplo, para todo o Estado, de articulação da rede. Fico muito feliz quando vejo a construção de políticas públicas. Sem os parceiros da sociedade civil organizada, sem os Poderes a gente não conseguiria fazer diferença na vida de muitas mulheres, que hoje eu tenho certeza que estamos fazendo”, finalizou.

No encerramento, a Câmara prestou um minuto de silêncio em homenagem póstuma à professora Terezinha Baruki, ex-vereadora e presidente da Câmara Municipal no final da década de 80 e início dos anos 90, como também às mulheres vítimas de violência (feminicídio), e todas as famílias que perderam entes queridos durante a pandemia da covid-19.

**Fotos: Renê Marcio Carneiro/PMC

Mais Artigos

Carnaval 2020

Ensaio Técnico O ensaio técnico das Escolas de Samba vai ser realizado no domingo, 16 de fevereiro, a partir das 19 horas, na Passarela do Samba formada pela