Na Manga, atendimentos médico e odontológico serão realizados às quartas-feiras

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Distante quase 70 quilômetros da área urbana de Corumbá, o Porto da Manga agora vai receber atendimento médico e odontológico todas as quartas-feiras. Com a iniciativa, a Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, atende um anseio antigo da comunidade, quase toda formada por pescadores e trabalhadores ligados ao turismo de pesca.

“É uma coisa muito boa pra gente, com certeza”, afirmou Rubens de Souza Garcia, de 44 anos. Além de ir ao dentista, ele aproveitou a equipe para levar a esposa e os cinco filhos ao médico. “Aproveitamos para pegar alguns remédios também”, completou. Segundo o pescador, uma viagem da Manga até a cidade pode custar até R$ 150 de táxi. “Vindo o médico aqui uma vez por semana a gente pelo menos já previne de doenças mais graves”, completou.

Moradora da localidade há mais de 8 anos, Raissa Aparecida da Silva, 24 anos, também comemorou a iniciativa do Município. “Vamos poder fazer uma consulta, fazer o acompanhamento médico e também do dentista”, disse a mão do pequeno Derick, de apenas um mês de vida. “Ele está gripado, não dormiu direito a noite. Por isso trouxe ele pra passar pelo médico também”, contou Raissa.

Atendimento será realizado todas as quartas-feiras (Fotos: Clóvis Neto)

“Até me surpreendi porque geralmente só vem o Povo das Águas, que é de três em três meses. Uma das minhas filhas está doente, gripada, e se eu tivesse que ir a Corumbá, ir na Farmácia Municipal pegar o remédio, fica muito ruim. Agora gostei que toda semana eles vão vir aqui. Vamos poder consultar sempre e poder pegar a medicação”, afirmou Vivian da Silva, de 23.

“Um anseio da população e da gestão Municipal. O prefeito Marcelo Iunes se comprometendo de levar saúde e bem-estar onde estiver a toda população. Fez isso com o Povo das Águas, que hoje chega em todas regiões distantes do Pantanal, e agora faz aqui no Porto da Manga, trazendo essa atenção semanal para que possamos criar uma estratégia de saúde da família vinculada a atender essa comunidade”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Rogério Leite.

“É um trabalho inédito aqui, com presença de uma equipe completa para que possamos dar a promoção e prevenção em saúde à população. Quando se faz esse trabalho nas comunidades, você acaba diminuindo as consequências maléficas de não ter esse acompanhamento. Diminui as urgências e vai construindo uma situação de bem estar e saúde para essa população e é isso que estamos fazendo aqui”, continuou o secretário.

Seguindo uma determinação do prefeito Marcelo Iunes, a Secretaria de Saúde também deve destacar um agente comunitário de saúde para a região. “Dessa forma poderemos trabalhar toda essa comunidade e esse servidor poderá levar-nos as principais necessidades da comunidade, não só na área da saúde, mas também da Assistência Social, por exemplo” finalizou Rogério.

A equipe médica responsável pelo atendimento no Porto da Manga é da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Celeste Dias da Silva, sediada em Albuquerque. “Todas às segundas-feiras, atendemos a região do Mato Grande II e nas quartas viremos para cá, com toda equipe e todos os medicamentos de rotina disponíveis na unidade”, explicou a enfermeira Natalia de Souza, chefe da equipe.

Segundo a enfermeira, todos os ribeirinhos da região do Porto da Manga já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Por isso a imunização contra a gripe ainda não será realizada nesta primeira etapa. Inicialmente, o atendimento da equipe médica será realizada no hotel Sonetur.

Fotos: Clóvis Neto
Fotos: Clóvis Neto
Fotos: Clóvis Neto
Fotos: Clóvis Neto
Fotos: Clóvis Neto
Mais Artigos