Com os estoques de sangue em situações críticas, o Hemosul de Campo Grande abrirá das 7h às 17h neste sábado (24). O horário será estendido para que mais pessoas procurem o local, a fim de estabilizar os estoques estratégicos.
A instituição informou que os estoques estratégicos dos tipos O- está em 19%, O+ em 21% e o A+ em 41%, o que caracteriza um cenário crítico, abaixo daquele necessário. Neste sábado (24), as doações serão de maneira espontânea e não precisam de agendamento.
O Hemosul Coordenador fica localizado na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 1.304. Para doar, é necessário ter em mãos documento oficial com foto, estar bem alimentado e bem de saúde, ter mais de 55 quilos, ter idade entre 16 e 69 anos, menores de idade precisam estar acompanhados do responsável legal.
Durante este período de pandemia, o Hemosul adotou inúmeras medidas de segurança para prevenir o contágio da Covid-19. O uso obrigatório de máscaras, aferição de temperatura corporal dos voluntários, distanciamento das cadeiras de espera e de doação e álcool em gel são ações obrigatórias.
Doação de sangue e a Covid
O Hemosul faz ressalva para aquelas pessoas que já se imunizaram contra Covid. As pessoas que receberam a Coronavac precisam esperar 48h para poder doar. Já a Oxford/Astrazeneca, o prazo é de sete dias. A instituição recomenda que o doador venha ao hemocentro antes de tomar a vacina.
Em caso de contaminação por Covid-19 o doador precisa esperar 30 dias após a cura clínica. Em casos graves o doador precisa aguardar a alta médica e passar pela avaliação da triagem clínica. Pessoas que tiveram contato com casos confirmados devem aguardar 14 dias.