Prefeitura investiu na Saúde e ampliou serviços para toda população

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Na área da saúde as ações não param, foram realizados 124.906 atendimentos por todas as unidades de saúde da família do município entre o dia 01 de janeiro a 05 de março de 2021 (Fonte: sistema municipal de informação, GSEA, 2021).

Foram contratados quatro médicos emergencialistas para rede de urgência e emergência do município, que junto com os enfermeiros e técnicos de enfermagem tiveram um reajuste do valor de plantão, que há anos era esperado.

Os dados fazem parte do balanço dos 100 primeiros dias de gestão feito pelo prefeito Marcelo Iunes na semana passada. E a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, continua com o incansável trabalho de combate a Covid-19, seja na prevenção, no tratamento e vacinação. Em janeiro, foi instituído o Núcleo de Reabilitação Pós Covid, com atendimento multiprofissional para auxiliar na recuperação física, psicológica e social, dos pacientes contaminados.

Cerca de 100 servidores realizam o trabalho de monitoramento dos pacientes positivos e de seus familiares, desde janeiro mais de 42 mil pessoas foram monitoradas, e mais de 7.300 pacientes acompanhados. Cinco vacinadoras foram contratadas para atuarem nas campanhas de vacinação, tanto na Covid como da Influenza, que já começou. Com a aumento de casos positivos de dengue, foi aberto um ponto de hidratação, anexo ao Pronto Socorro para prestar melhor atendimento a população.

Ações pontuais

Em março, foi realizada uma Campanha de preventivo noturno em alusão a semana do dia internacional da mulher, cerca de 300 mulheres compareceram. O serviço continua disponível nas Unidades Básicas de Saúde.

A saúde, em conjunto com demais secretarias, atendeu moradores dos bairros Cristo Redentor e do Cravo Vermelho que ficaram desalojados após chuvas fortes na região.

O serviço de Psicologia foi reorganizado, e foi possível ampliação de atendimentos e inserção de agendamento no sistema de regulação. O municipio tambéme aderiu aos programas PSE, Crescer saudável e Nutrisus. Também houve diversas capacitações para os profissionais da rede, do qual destaca-se sobrea a conduta nos casos suspeitos de dengue.

Repasses Financeiros

Termo de Contratualização nº 01/2020, celebrada entre o Município de Corumbá com interveniência da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Associação de Pais e Amigos Excepcionais (APAE).

Termo de Contratualização nº 001/2019 celebrado entre o município de Corumbá/MS, com a participação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Associação Beneficente de Corumbá (ABC) e Estado de Mato Grosso do Sul, com a participação da Secretaria Estadual de Saúde (SES), além de elaboração de aditivos para repasses de custeio.

Planejamento e Gestão

Designação de Comissão Especial de Credenciamento para formulação de credenciamento de profissionais de medicina para rede de urgência e emergência.

Visita técnica a Campo Grande por profissionais da Atenção Primaria, auditoria e núcleo de informação para observação in loco direcionada, para adquirir experiência e guiar a implantação do E-SUS em Corumbá, com foco na organização do sistema no município.

Credenciamento dos agentes de saúde das equipe ESF Ribeirinha e ESF Bonifácio Tiaen. Revisão de prioridades referente a projetos e obras para execução de reforma e ampliação e construção nos estabelecimentos de saúde. Elaboração de estratégia para oficinas de elaboração do Planejamento de Saúde para os próximos 4 anos.

Mais Artigos