Prefeito empossa nova direção do COMAD para biênio 2021-2022

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

O prefeito Marcelo Iunes deu posse à nova direção do Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (COMAD) para o biênio 2021-2022. Foram empossados o presidente, César Freitas Duarte (secretário Municipal de Segurança Pública e Defesa Social) e a vice-presidente, Jaqueline Pagung Ribeiro (coordenadora do PAE/MAE).  Também tomaram posse os membros natos Alexandre Vasconcellos (representando a Câmara Municipal) e Rodrigo Viana Mello (representante da Vale). O vice-prefeito, Dirceu Miguéis Pinto, acompanhou a solenidade.

“Agradeço a vocês por integrarem o Conselho. Contem com a Prefeitura no que precisar, o COMAD é muito importante para Corumbá. Temos uma preocupação muito grande com as crianças e precisamos explicar bastante sobre o mau que as drogas causam. Façam trabalhos com a Secretaria de Educação, busquem parcerias com instituições, como o Judiciário, por exemplo. Sabemos que as drogas fazem muitas famílias sofrerem, precisamos diminuir esse sofrimento”, disse o prefeito Marcelo Iunes durante a cerimônia de posse realizada na manhã desta quinta-feira, 15 de abril.

O vice-prefeito, Dirceu Miguéis Pinto, acompanhou a solenidade. Para ele, “com o trabalho sério desenvolvido pelo COMAD, podemos reacender as esperanças de um futuro mais sadio e promissor para a juventude de Corumbá”.

O novo presidente do COMAD, César Freitas Duarte, destacou a iniciativa do prefeito Marcelo Iunes em promover a reformulação do Conselho em 2018. “O prefeito foi sensível à necessidade da reestruturação e reformulação do COMAD. A partir dessa iniciativa, o Conselho foi retomado com ações que visam atender a comunidade no enfrentamento às drogas”.

Ainda segundo o presidente e secretário de Segurança Pública, o COMAD desde sua reativação trabalha os cinco eixos da Política Nacional e Estadual sobre Drogas, que são a prevenção, tratamento, reinserção social, repressão e pesquisa, através de parcerias com instituições que trabalham com o tema, oferecendo cidadania, diminuindo fatores de risco e o enfrentamento ao do uso e abuso de drogas.

Representando a Câmara Municipal no COMAD, o vereador Alexandre Vasconcellos afirmou reconhecer “o valor e a importância do Conselho, que faz um trabalho forte e sério de enfrentamento às drogas e resgatar jovens da situação de vulnerabilidade”.  

 O COMAD 

A Prefeitura Municipal de Corumbá, através do prefeito Marcelo Iunes sancionou a Lei n.º 2.647 de 16 de outubro de 2018, que, entre outras questões, dispõe sobre o desenvolvimento das ações voltadas à prevenção e repressão ao uso de drogas, assim como dos movimentos comunitários organizados e representações das instituições federais, estaduais e municipais existentes no município e dispostas a cooperar com esforço municipal.

São objetivos do COMAD a redução da oferta e da demanda de substâncias psicoativas no Município de Corumbá; a formulação da política municipal sobre drogas; acompanhar o desenvolvimento das ações de fiscalização e repressão, executadas pelo estado e pela União; a aprovação do plano de aplicação de recursos públicos, fiscalização, orientação e apoio às entidades assistenciais voltadas para a prevenção, combate, recuperação, tratamento ou assistência de usuários e dependente; planejar, supervisionar, controlar, coordenar, integrar e fiscalizar o desenvolvimento das ações de todas as instituições e entidades municipais, movimentos comunitários organizados e representações de instituições estaduais e federais existentes no Município, dispostos a cooperar com esforço municipal sobre combate as drogas; estabelecer fluxo contínuo e permanente de informações com órgãos do Sistema Federal e estadual de entorpecentes, a fim de facilitar e atualizar o planejamento e a execução da política local adequada  promover cursos periódicos especializados sobre o tema, destinado a professores, assistentes sociais, servidores da área da saúde e afins, visando difundir os conhecimentos sobre os malefícios das drogas.

**Fotos: Renê Marcio Carneiro/PMC

Mais Artigos