EM LIVE, PREFEITO E SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO EXPLICAM CALENDÁRIO LETIVO DA REME

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

O prefeito Marcelo Iunes, o secretário municipal de Educação, Genilson Canavarro de Abreu, e a secretária-adjunta da pasta, Maria do Carmo Provenzano, explicaram nesta terça-feira, 19 de maio, as alterações provocadas pela pandemia de Covid-19 no calendário letivo da Rede Municipal de Ensino de Corumbá (REME).

A live foi transmitida na página da Prefeitura no Facebook, o que viabilizou a interação com professores, pais, alunos e jornalistas. No DIOCORUMBÁ dessa segunda-feira, 18, o Decreto 2.309 manteve a suspensão o funcionamento de todas as escolas da Rede Municipal de Ensino, até o dia 30 de junho. Também estão suspensos os cursos presenciais da Escola de Governo Municipal, Centros de Convivência de Idosos e dos Centros de Referência de Assistência Social.

De forma interativa, os estudos foram retomados nesta terça-feira, 19. Na plataforma de ensino elaborada pela SEMED (Secretaria Municipal de Educação), o terceiro módulo de estudos estará disponível ainda hoje. Os alunos que tiverem dificuldade em acessar a internet, podem solicitar a impressão do material diretamente nas unidades de ensino.

Questionado pelos internautas, o prefeito assegurou o pagamento dos professores contratados durante os meses de maio e junho. “Vamos acompanhar como estará a situação da pandemia a partir de julho e, dependendo do cenário, vamos conversar com o SIMTED (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação) para buscar uma alterativa”, afirmou o chefe do Executivo municipal.

O prefeito determinou ainda que a entrega dos kits-escolares seja feita aos estudantes da Rede Municipal mesmo sem as aulas presenciais. “Isso vai permitir que os alunos façam as atividades propostas pela Secretaria de Educação com mais facilidade”, observou o secretário municipal de Educação.

Genilson explicou que o material será entregue dentro de um cronograma para que não haja aglomeração nas unidades de ensino. No dia 25, próxima segunda-feira, serão entregues aos responsáveis pelos matriculados no Pré I; No dia para o Pré 2; 27 para o 1º ano; 28 para o 2º ano; 29 ao 3º ano; 1º de junho ao 4º ano; 2 ao 5º ano, e assim consecutivamente até que todos os estudantes recebam o material.

Os alunos da EJA receberão os kits no dia 8 de junho. Para todas as séries, o horário de entrega é das 07h às 10h30 e das 13h30 às 16h 30. Para os alunos das escolas rurais Carlos Cárcano e Luiz de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres a entrega será no dia 26, das 7h às 15 horas. No Eutrópia Gomes Pedroso, Pailozinho e Monte Azul será no dia 27.

Esse é o segundo ano consecutivo que todos os estudantes da REME recebem os kits com materiais escolares. “Estamos diminuindo as despesas com águas, luz, telefone, transporte e combustível. Tudo isso vem sendo feito para que possamos fazer nossa parte para o Executivo continuar pagando em dia os funcionários da administração pública”, completou Genilson.

Ano letivo

A secretária-adjunta de Educação explicou que os primeiros bimestres letivos foram alterados em função da pandemia. “Não queremos contar esse estudo não presencial como algo relacionados aos dias letivos, mas sim com a carga horária. Quando voltarmos, aqueles alunos que não tiveram condição de acompanhar, vamos retornar a esta etapa como estudo dirigido”, detalhou.

Maria do Carmo ainda explicou que todos os alunos que tinham direito ao kit-merenda escolar já receberam o benefício. “Foram detectados alguns casos em que a família estava em situação de vulnerabilidade e fora do Bolsa Família. Essa situação foi encaminhada para a Secretaria Municipal de Assistência Social”, finalizou.

Fotos: Gisele Ribeiro
Fotos: Gisele Ribeiro
Fotos: Gisele Ribeiro
Mais Artigos