Como evitar atraso na concessão de benefícios do INSS?

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

O INSS – Instituto Nacional do Seguro Social, é hoje a autarquia ligada ao Poder Executivo federal responsável pelo manejo da previdência pública, ou seja, é o órgão incumbido de realizar o pagamento de benefícios como aposentadoria, pensão por morte, auxílio-acidente, auxílio-doença, entre outros.

Este órgão, que deveria assessorar seus contribuintes para suprir e atender suas necessidades financeiras, geralmente acaba não atuando em tempo hábil, muitas vezes colocando esse trabalhador, que deu andamento a este requerimento junto ao INSS justamente por alguma incapacidade de promover seu sustento, como algum acidente, doença ou idade avançada, em situações de vulnerabilidade social.

Neste caso é importante que o trabalhador tenha conhecimento do prazo mínimo para análise do requerimento de seu processo, que segundo o regulamento da Lei Federal 9.784 de 1999, delimita como prazo mínimo 30 dias corridos, prorrogáveis por mais 30 dias, caso seja expressamente motivada, ou seja, que aponte dentro do processo o motivo por qual necessita de mais tempo de análise. Dentro desse período esse contribuinte deve acompanhar os trâmites de seu processo administrativo através dos canais principais do órgão: agências da Previdência Social, através do site oficial, do aplicativo MEU INSS e também pela central de atendimento pelo número 135.

Mas atenção: se a resposta de um pedido administrativo demora por por mais de 30 dias, sem ocorrer a prorrogação deste prazo, está o INSS descumprindo o texto da lei, o que autoriza o ingresso de ação judicial contra ele, de acordo com o entendimento do Poder Judiciário.

Portanto, a medida cabível para combater o atraso nas respostas administrativas do INSS seria acionar a esfera judicial, através de um advogado de sua confiança, para que dê início ao procedimento e faça valer o prazo máximo de 60 dias trazido pela Lei.

Fonte/Informações

Raphael Rebello Vilas,
Advogado-  OAB/MS 25433.

Mais Artigos