Operação para GLO em Mato Grosso do Sul

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

As fronteiras de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Paraná devem contar com o emprego de milhares de agentes das Forças Armadas por seis meses para reforçar o combate aos crimes transfronteiriços e ambientais. O uso de força-militar atende à GLO (Garantia da Lei e da Ordem), ordenada pelo DECRETO 11.765,DE 01 DE NOVEMBRO DE 2023.

O CMO (Comando Militar do Oeste) informou que já foram empregados 1,3 mil militares, mas a expectativa é que mais de 2 mil agentes sejam colocados na operação, que encerra em 3 de maio de 2024. A esse efetivo, somam-se os da Marinha do Brasil, Força Aérea e Órgãos de Segurança Pública.

O trabalho envolve o reforço em pontos de controle ao longo da fronteira, patrulhamentos terrestres e fluviais e o controle do tráfego aéreo. Os militares irão trabalhar na fronteira em conjunto com os OSPF (Órgãos de Segurança Pública e de Fiscalização), e com agências federais, estaduais e municipais.

Vale lembrar que, no contexto, a Operação Ágata Fronteira Oeste II iniciou na última segunda-feira (6), em decorrência da GLO.

O Governo Federal publicou em 1º de novembro o Decreto nº 11.765/2023 que autoriza o emprego das Forças Armadas para a GLO. A medida tem o objetivo de fortalecer o combate ao tráfico de drogas e de armas e “outras condutas ilícitas”, com ações preventivas e repressivas.

O Art. 1º do decreto cita os seguintes portos e aeroportos do Sudeste:

I – Porto do Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro;

II – Porto de Santos, Estado de São Paulo;

III – Porto de Itaguaí, Estado do Rio de Janeiro;

IV – Aeroporto Internacional Tom Jobim, Estado do Rio de Janeiro;

V – Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos, Estado de São Paulo.

Contudo, no Art. 4, o decreto cita também Mato Grosso do Sul nas ações das Forças Armadas para o fortalecimento da repressão aos delitos na faixa de fronteira. O período das operações é de 179 dias, de 6 de novembro de 2023 até 3 de maio de 2024.

Mais Artigos