Prefeitura de Corumbá vai retomar trabalho inédito de regularização fundiária

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

O maior trabalho de regularização fundiária já realizado em Corumbá será retomado pela Prefeitura. Apesar de ser um serviço obrigatório do Município – como enfatizou o desembargador Carlos Duarte Contar em sua decisão que derrubou a liminar que suspendia o serviço – nenhuma outra gestão promoveu uma ação fundiária tão completa, e por isso mesmo complexa, como a que vem sendo executada atualmente.

A empresa contratada para o serviço fará o cadastro e a regularização de aproximadamente 1,2 mil imóveis, de um total de cerca de 4 mil moradias irregulares na cidade. Estão sendo assistidos moradores do Loteamento Primavera; Loteamento Detran; Loteamento Guanabara; Loteamento Jardinzinho; Loteamento Jardim Aeroporto; Loteamento Aroeira; Loteamento Guanã 1; Loteamento Cravo Vermelho 1; Loteamento Cravo Vermelho 2; Loteamento Tarumã; Loteamento Piúva; e Loteamento Ipê.

“Essa empresa foi contratada para fazer desde o levantamento de campo – que compreende a medição topográfica, desenho da área, planta baixa dos imóveis e cadastramento junto ao CAC – até a regularização junto ao cartório. Em Selvíria, que foi usada como exemplo por alguns meios de comunicação, ela realizou apenas essa segunda parte”, explicou o secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Ricardo Ametlla.

O secretário destacou ainda que esse serviço não tem custo algum para os moradores. Além disso, a Prefeitura de Corumbá vai ter o retorno desses recursos a curto e médio prazo, seja com o pagamento do IPTU, da Taxa de Limpeza ou com as futuras transações imobiliárias desses imóveis.

“Para deixar bem claro, o que a gestão Marcelo Iunes está fazendo é a regularização dessas casas e não a sessão de uso, como foi feita na gestão passada. Ou seja, as famílias contempladas serão realmente donas desses imóveis. Ao final do processo, elas poderão fazer com eles o que bem entenderem”, completou Ametlla. Com a derrubada da liminar, cerca de 400 imóveis devem ser registradas em cartório já nos próximos dias.

Mais Artigos

Mulher é morta pelo ex-companheiro

Uma mulher, identificada como Joelma da Silva, de 33 anos, foi vítima de feminicídio na manhã desta quarta-feira (21), na região do Indubrasil, em Campo Grande. A vítima