Em reunião online, comissão de estudos avança sobre implantação da UEMS em Corumbá

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

O prefeito Marcelo Iunes participou nesta quinta-feira, 11 de março, de uma reunião online sobre a implementação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) em Corumbá. Além do chefe do Executivo municipal, também participaram o secretário municipal de Governo, Eduardo Iunes, o secretário municipal de Educação, Genilson Canavarro de Abreu, e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Cássio Augusto da Costa Marques.

“Recebemos uma excelente notícia de que a Bancada Federal de Mato Grosso do Sul destinou uma emenda para a UEMS e, dessa verba, R$ 150 mil serão destinados para implementar a unidade aqui em Corumbá”, afirmou o prefeito Marcelo Iunes. Segundo o prefeito, inicialmente a universidade deve oferecer pelo menos um curso de graduação e uma pós-graduação na região. As aulas devem acontecer na escola Estadual Gabriel Vandoni de Barros.

“Estamos em tratativas com a UEMS para vir aqui um curso de Gestão Comercial e uma graduação ou pós em Comércio Exterior. São demandas que percebemos necessárias por causa do grande aumento no comércio entre o Brasil e a Bolívia”, complementou Marcelo Iunes, lembrando que o assunto até já foi debatido em uma audiência pública realizada em outubro do ano passado na Câmara dos Vereadores.

A audiência foi uma realização conjunta da própria UEMS, da Prefeitura, da Câmara de Corumbá e foi convocada pelo presidente do Poder Legislativo corumbaense, Roberto Gomes Façanha. O evento contou também com a presença do deputado federal Vander Loubet. Na época, o prefeito de Corumbá lembrou que, quando foi vereador, mais de 30 requerimentos solicitando polos da UEMS foram feitos na Câmara, e continuou agora. Disse ser um anseio antigo de todos que começa a se materializar.

Na reunião online promovida nesta quinta-feira, 11, também participaram o vereador Manoel Rodrigues e o reitor da UEMS, Laércio Alves de Carvalho. A expectativa é de os cursos sejam disponibilizados já no começo de 2022.

A UEMS foi instituída pela Lei Estadual nº 1461, de 20 de Dezembro de 1993, credenciada pela Deliberação CEE/MS nº 4787 do Conselho Estadual de Educação. Está presente nas cidades de Dourados (sede), Amambai, Aquidauana, Campo Grande, Cassilândia, Coxim, Glória de Dourados, Ivinhema, Jardim, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba e Ponta Porã.

Os cursos disponibilizados hoje são: Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Direito, Enfermagem, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Física, Física, Letras Português-Espanhol, Letras Português-Inglês, Matemática, Pedagogia, Química, Química Industrial, Sistemas de Informação, Turismo, Ciências Sociais, História, Agronomia, Engenharia Florestal, Zootecnia, Artes Cênicas, Bacharelado em Letras, Geografia, Letras Português-Espanhol e suas Literaturas, Letras Português-Inglês e suas Literaturas, Medicina, Gestão Ambiental, Produção Sucroalcooleira, Administração, Tecnologia em Gestão Ambiental, Engenharia de Alimentos, Computação, Matemática Licenciatura, Ciências Sociais – Bacharelado, Ciências Sociais – Licenciatura, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, além do Ensino à Distância com os cursos de Administração Pública, Licenciatura em Ciências Sociais e Licenciatura em Pedagogia.

Crédito: Renê Marcio Carneiro
Crédito: Renê Marcio Carneiro
Mais Artigos

Dois homens morrem em colisão entre carros

Dois homens morreram em acidente na manhã desta quinta-feira (04), na avenida Guaicurus, em Campo Grande. Eles estavam no carro azul escuro que foi parar no canteiro central