Povo das Águas atendeu mais de 160 famílias na região do Baixo Pantanal

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

O programa social Povo das Águas levou atendimento a 168 famílias durante ação executada entre os dias 06 e 11 de junho na região do Baixo Pantanal. Neste período, a equipe multidisciplinar da Prefeitura de Corumbá atendeu a ribeirinhos que vivem no Porto Formigueiro, Porto da Manga, Porto Morrinho, Porto Esperança e Forte Coimbra.

Coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, o Povo das Águas atende famílias que residem em regiões de difícil acesso do Pantanal corumbaense com ações médicas, odontológicas, sociais, assistenciais, educacionais e de fomento a pequenas produções.

Foram realizados 315 atendimentos médicos, 355 atendimentos de enfermagem, 73 atendimentos odontológicos e 210 procedimentos odontológicos, além da entrega de 190 kits de escovação dentária e 03 aplicações de flúor. Houve a aplicação 989 doses de vacinas de rotina em 307 pessoas. Também foram aplicadas 209 doses de vacinas contra a covid-19 e 218 contra influenza H3N2. A equipe da Saúde Municipal ainda realizou 02 visitas domiciliares e fez 04 curativos.

O Povo das Águas ainda fez o atendimento a 16 urgências de pessoas com pressão alta. Vinte e dois ribeirinhos receberam medicação injetável e para 01 pessoa foi necessária administração de medicação endovenosa. Foram promovidas 05 palestras com orientações sobre vacinação e enfrentamento ao covid-19.

Durante os trabalhos na região do Baixo Pantanal houve 43 ações de planejamento familiar (medicação); 82 atendimentos para hipertensão arterial (medicação) e 20 em saúde mental; 02 gestantes foram atendidas. Também foi realizado o atendimento médico de 77 crianças e administração de vitamina A para 18 pessoas. Foram realizados 09 testes rápidos de covid-19.

O CRAS Itinerante realizou o atendimento a 168 famílias totalizando 499 pessoas; também promoveu 94 encaminhamentos e orientações; 168 atualizações do PAIF. Ainda foram 152 atualizações do Cad Único e 12 inclusões no Cad Único; além de 02 registros de BPC/Idoso e Deficiente. As equipes também executaram 05 atendimentos psicossociais, entregaram 169 cestas básicas e promoveram 87 pesagens obrigatórias do programa Bolsa Família.

Nesta edição, o Povo das Águas fez a distribuição de 242 unidades de hipoclorito de sódio e transmitiu orientações a 92 ribeirinhos sobre os cuidados com a água para consumo. Levou atividades lúdicas – contação de histórias; brincadeiras; pintura artística; musicalidade; leitura; entrega de doces e livros educativos) para 137 pessoas. Houve também a distribuição de sementes de salsa (115) coentro (105) e tomates (35); além de 30 podas de árvores frutíferas e ornamentais.

Mais Artigos

Fronteira Corumbá/Bolivia Reabre

Após mais de 30 dias bloqueada por manifestantes, a fronteira do Brasil com a Bolívia foi reaberta nesse sábado (26). Os manifestantes suspenderam a greve que pressionava o