Na mira da Polícia Federal (PF), a operação Escamotear foi deflagrada, nesta quinta-feira (26), a fim de apurar possíveis fraudes na obtenção do auxílio emergencial, em Campo Grande. Até o momento, dois mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal, foram cumpridos.
Com os mandados, a PF busca identificar a participação de outros envolvidos em fraudes bancárias. Desde abril deste ano, os investigadores da Polícia Federal analisar informações registrada na Base Nacional de Fraudes ao Auxílio Emergencial (BNAFAE).
As investigações conseguiram identificar as fraudes relacionadas à concessão indevida do auxílio emergencial. Conforme o que foi apurado pela PF, os investigados criavam contas falsas, em nome de terceiros, no aplicativo “CAIXA TEM”, e depois, efetuavam o pagamento de boletos bancários, onde os valores eram depositados em contas próprias dos suspeitos.
Além da PF, a operação faz parte de várias ações de combate às fraudes ao auxílio emergencial, que inclui a Polícia Federal, Ministério Público Federal, Ministério da Cidadania, CAIXA, Receita Federal, Tribunal de Contas da União (TCU) e Corregedoria Geral da União (CGU).