Fazer novo cadastro do auxílio pode ser melhor do que contestar

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

 Caso tenha ocorrido erro ao preencher os dados, com novo cadastro, a pessoa tem a chance de colocar as informações corretas e ser aprovada

Fazer um novo cadastro para receber o auxílio emergencial de R$ 600
pode ser melhor opção para quem teve o pedido recusado do que contestar o motivo pelo qual a solicitação foi negada. A orientação faz parte das novas medidas adotadas pelo Ministério da Cidadania e Dataprev, empresa responsável pelas análises dos dados das pessoas que se cadastram para receber o benefício. O prazo final para entrar com o pedido é dia 2 de julho.

A expressão “dados inconclusivos”, para aqueles que o pedido não foi aceito por algum problema de informação, mudou para “realize nova solicitação”. Isso porque muitas vezes havia erro no preencimento dos dados. Ao fazer um novo cadastro, a pessoa tem a chance de colocar as informações corretas e ser aprovada.

A medida foi tomada após acordo entre governo federal, o Ministério Público da União e Defensoria Pública da União.

Nova análise

Segundo o Ministério da Cidadania, atualmente há 1,1 milhão de cadastros na fase de reanálise e outro 1,5 milhão de cadastros avaliados pela primeira vez, por terem feito o pedido nos últimos dias.

Até esta quinta-feria (17), já foram registrados 107,9 milhões de cadastros, entre Bolsa Família, Cadastro Único do governo federal e pessoas que fizeram o pedido via aplicativo ou site da Caixa, casos de microempreendedores individuais, autônomos e contribuintes privados do INSS.

Desse total de cadastros, 106,3 milhões já foram processados e 64,1 milhões foram considerados elegíveis, ou seja, aptos a receber o benefício. Outros 42,2 milhões não se enquadraram nos critérios previstos pela lei.

Defensoria

As pessoas que tiveram o auxílio emergencial de R$ 600 negado poderão, a partir da segunda-feira (22), entrar com pedido de contestação de resultado por meio da Defensoria Pública do seu município, apresentando documentos que comprovam a elegibilidade do recebimento do benefício.

A parceria foi assinada nesta terça-feira (16) em um acordo de cooperação técnica entre o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, e o defensor público-geral federal, Gabriel Faria Oliveira. Com a ação, é possível solucionar o caso dessas pessoas por meio administrativo, sem ser necessário o processo de judicialização.

Passo a passo para fazer a contestação

  • Acesse o App Auxílio Emergencial.
  • Selecione a opção “acompanhe sua solicitação”.

– Informe seus dados cadastras (CPF, nome, data de nascimento e nome da mãe), conforme consta no sistema da Receita Federal.

– Ao ser revelada a negativa, é possível clicar em “realizar nova solicitação” para corrigir dados ou “contestar” o motivo da reprovação.

Nova solicitação

– Caso opte pela nova solicitação, basta preencher novamente todos os dados e voltar para análise do Detaprev.

Contestação

– Se a opção for pela contestação, o beneficiário terá que concordar com o fato de que só poderá contestar a negativa uma única vez.

– É necessário comprovar que as informações são verdadeiras e será indicado que a solicitação está em reanálise.

Mais Artigos