Em sessão on-line, Senado aprova decreto de calamidade pública

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Primeira reunião remota da história da Casa transcorreu com alguns silêncios e muitos travamentos; votação foi unânime a favor de proposta

O Senado Federal aprovou nesta sexta-feira (20) por 75 votos a 0 o decreto do governo federal que determina estado de calamidade pública no país por causa da pandemia do novo coronavírus. 

Saiba como se proteger e tire suas dúvidas sobre o novo coronavírus

A medida permite ao governo federal extrapolar até 31 de dezembro deste ano o teto de gastos em áreas que necessitam de verbas extras por causa do avanço da doença, a covid-19.

A primeira votação remota do Senado nos 196 anos de sua história começou às 11h, presidida pelo primeiro-vice-presidente do Senado, Antonio Anastasia (PSD-MG) e relatada pelo líder do PDT, Weverton Rocha (MA).

O decreto era o único item na pauta desta sexta e a sessão transcorreu com algumas dificuldades técnicas, como se poderia esperar. Foram vários silêncios e demoras. Em cinco momentos, travamentos não permitiram o voto dos senadores, que foram adiados até a resolução do problema. 

Ao fim da votação, Anastasia anunciou que três dos integrantes da Casa tentaram, mas não conseguiram estabelecer conexão com a mesa, o que resultou num quórum final de 75 participantes.

Um dos votos que destoou foi o da senadora Katia Abreu, que falou por telefone porque estava a caminho de Tocantins, de carro, e não pode entrar por vídeo, justificou a parlamentar do PDT de Goiás.

O senador Flávio Bolsonaro (sem partido-RJ) recebeu uma ligação durante seu discurso e teve de pedir desculpas. Ele afirmou que o governo deu pai, o presidente Jair Bolsonaro, logo anunciará novas medidas para minimizar o impacto do coronavírus.

Dois votos, pela transmissão online, foram difíceis de entender, mas Anastasia parecia ter um áudio melhor do que quem acompanhava a reunião pela internet e agradeceu o sim pelo decreto de calamidade pública.

Contaminados no Senado

A sessão online foi determinada após a confirmação do primeiro caso de coronavírus no Congresso, o senador Nelsinho Trad (PSD-MS). Na quarta-feira (18), foi divulgado o segundo infectado: o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP). Nesta sexta, foi anunciado o terceiro contaminado, Prisco Bezerra (PDT-CE).

Em seu voto, Prisco Bezerra disse que passava bem e estava se cuidando para não transmitir o vírus aos conhecidos e familiares. 

Vários senadores usaram suas falas para desejar prontas melhoras aos companheiros de plenário. 

A Câmara dos Deputados aprovou a medida no dia que a recebeu, quarta-feira (18).

Será a primeira vez que o Brasil entrará em estado de calamidade desde que a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) está em vigor.  

O Senado deve utilizar mais votações remotas durante a crise causada pelos contágios do coronavírus. 

Mais Artigos