Corumbá integra estudo Nacional e faz monitoramento de vetores da leishmaniose no Jardim dos Estados e Popular Nova

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Corumbá foi selecionada pelo Ministério da Saúde para realizar um estudo acerca da vigilância e controle da Leishmaniose Visceral. Para tal, a Secretaria de Saúde está realizando a instalação de armadilhas do tipo CDC (Center on Disease Control) em residências de moradores dos bairros Jardim dos Estados e Popular Nova para verificar o índice de infestação dos flebótomos – transmissores da leishmaniose.

O Secretário Municipal de Saúde, Rogério Leite explicou que “somente três cidades em MS foram selecionadas e nós fomos uma delas, o estudo é dividido em três etapas, instalação de armadilhas, borrifação e encoleiramento. As ações ocorrem no bairro com maior índices de casos, que é Jardim dos Estados o e no bairro vizinho, o Popular Nova”.

De acordo com a Gerente da Vigilância em Saúde de Corumbá, Beatriz Assad, “na próxima etapa os cães a partir dos três meses serão encoleirados, mas antes todos serão testados. Com os dados, vamos fazer um comparativo de casos, em cães e humanos, e estudar o comportamento de flebotomíneos nas área estratificadas”.

O Gerente Técnico de Controle de Leishmaniose/CCV/SES, Gilmar Cipriano Ribeiro expõe como é a metodologia da pesquisa, “no momento, estamos colocando as armadilhas montadas por três dias em cada residência, sendo que montamos no final do dia e retiramos os mosquitos capturados no início da manhã, após triagem, as fêmeas são levadas para análise, já que são as transmissoras da doença”.

A Coordenadora da Vigilância em Saúde Ambiental de Corumbá, Walkiria Arruda comemora o estudo “ser selecionado para fazer este estudo é uma conquista muito grande para nossa cidade. Vamos encoleirar os cães do bairro, e fazer o acompanhamento destes animais também, testando e trocando as coleiras a cada seis meses”.

O estudo está sob a coordenação da Gerência Nacional e apoio da Regional de Entomologia, além da Gerência Estadual de Leishmaniose.

Mais Artigos